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Agronegócio

BRF registra aumento na margem e atinge EBITDA ajustado de R$ 1 bilhão no segundo trimestre de 2023

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A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, reportou no segundo trimestre de 2023 uma receita líquida consolidada de R$ 12,2 bilhões e EBITDA ajustado de R$ 1 bilhão, atingindo uma margem de 8,2%, 3,6 pontos percentuais superior ao trimestre anterior. A ção das margens foi impulsionada pela trajetória crescente da rentabilidade do portfólio de produtos processados, pelo aumento gradativo dos preços em dólar em comparação ao 1T23 e pela melhora dos indicadores operacionais promovida pelo plano de eficiência BRF+. A Companhia evoluiu em todas as frentes do plano com uma captura de R$ 540 milhões neste trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, e um total de R$ 1,2 bilhão desde a sua implementação, em setembro de 2022. 

“Permanecemos focados na execução do BRF+ e avançando de forma consistente. Nossos ganhos estão se materializando mais rápido do que esperávamos, superando a meta definida para o primeiro semestre. Em muitos dos indicadores superamos as metas estabelecidas e os impactos da alta já começam a ser refletidos nos resultados da Companhia”, pontua Miguel Gularte, da BRF.

No período, a BRF reduziu os índices de mortalidade de animais em 1,8 ponto percentual em relação ao 2T22 e evoluiu em produtividade da indústria como rendimento in natura, que cresceu 2,5 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2022. O índice de conversão alimentar, por exemplo, já está entre os melhores da história da BRF.

No mercado Brasil, a BRF permanece aprimorando a execução comercial. A Companhia adicionou no trimestre 4,5 mil novos clientes e ampliou a presença de promotores nas principais lojas de varejo, o que contribuiu para a expansão do espaço em gôndola e para a maior aderência de preços sugeridos. No que diz respeito à logística, a BRF avançou 8 pontos percentuais em nível de serviço. A Companhia também diminuiu perdas operacionais em 36,8% em relação ao segundo trimestre de 2022.

As marcas Sadia e Perdigão seguem as preferidas do consumidor. A Sadia é a mais valiosa no setor de alimentos (Kantar, divisão Insights | Brand Z Brazil 21/22 e Brand Finance 2023), a Perdigão é a mais escolhida nos lares brasileiros (Kantar, divisão Worldpanel | Brand Footprint 2022) e Qualy e Deline, as margarinas mais vendidas do País no segundo bimestre de 2023 (Nielsen Retail Index Evolution | T. Brasil INA+C&C).

Na operação internacional, a BRF recuperou parcialmente as margens e manteve a liderança nas exportações de frango no mercado Halal para os países do GCC, com 50% de market share. Nesta região, a Companhia registrou 26% de participação de produtos de valor agregado no volume de vendas. No período, a empresa conquistou 15 habilitações para exportações para Ásia (China, Japão e Singapura), África do Sul e Argentina. 

Foi concluída em julho a oferta pública de ações, que injetou R$ 5,4 bilhões na empresa, fortalecendo a estrutura de capital, reduzindo dívidas e a alavancagem. A operação contemplou um novo aporte da Marfrig e a entrada da SALIC, The Saudi Agricultural and Livestock Investment Company, um investidor estratégico com renome internacional e proveniente de uma região igualmente importante para a BRF, o Oriente Médio. Este foi o maior follow-on realizado na América Latina neste ano. “Seguimos focados em reduzir a dívida líquida e trazer a alavancagem da BRF para níveis adequados”, destaca Fabio Mariano, vice-presidente de Finanças e RI da Companhia. Incorporando os recursos provenientes do aumento de capital em julho, a alavancagem pró-forma da BRF é de 2,42 vezes o EBITDA.

Na agenda de sustentabilidade (ESG), a BRF também segue avançando. A Companhia foi reconhecida no ranking Merco Responsabilidade ESG, onde figurou entre as TOP 5 empresas de alimentos e a 1ª do seguimento de proteínas. Em linha com a estratégia Net Zero, o portfólio de Sadia passou a contar com três novos produtos carbono zero. A partir de 2023, a Companhia se comprometeu a adotar o modelo livre de gaiolas para o alojamento de matrizes suínas em todos os novos projetos, reforçando seu compromisso com o bem-estar animal. 

O capital humano segue entre as prioridades. Ao longo deste ano, mais de mil líderes, essenciais na construção dos resultados, já passaram por programas de desenvolvimento. Os indicadores de segurança estão nos melhores níveis históricos, com redução de 71,3% da taxa de gravidade e de 6,4% da taxa de frequência no acumulado do semestre em comparação ao mesmo período de 2022, com foco em promover um ambiente interno cada vez mais seguro e engajar os colaboradores com os objetivos da Companhia. 

“Os resultados do engajamento de todos já começaram a aparecer neste trimestre. As conquistas até o momento, somadas ao envolvimento dos mais de 100 mil colaboradores, nos trazem a convicção de que podemos, devemos e seguiremos evoluindo. Permanecemos todos trabalhando em sinergia, empenhados na recuperação da rentabilidade da Companhia e atentos às oportunidades que certamente nos aguardam nos próximos trimestres. Aqui, o futuro começa toda segunda-feira”, finaliza Miguel Gularte.

Fonte: portaldoagronegocio

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