A Bahia acaba de ultrapassar 96,2 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 417 cidades, ou 100% dos municípios da região, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Atualmente são mais de 149,9 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.
Segundo dados da ABSOLAR, a potência instalada de energia solar distribuída na Bahia coloca o estado na sétima posição do ranking nacional da ABSOLAR. Desde 2012, a modalidade já proporcionou à Bahia a atração de mais de R$ 4,4 bilhões em investimentos, geração de mais de 25,7 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.
O estado possui 858,9 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Para Santiago Gonzalez Gil, coordenador estadual da ABSOLAR na Bahia, o avanço da energia solar no País é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.
Fonte: portaldoagronegocio