O governo brasileiro demonstra prioridade em aprofundar as relações econômicas com o continente africano. Dando início às ações de promoção comercial e cooperação em 2025, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) promovem, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro, uma Missão Empresarial à África Ocidental. O foco principal é o fortalecimento das relações com Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Senegal.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, destacou a importância da reaproximação com o continente africano, uma diretriz do presidente Lula, como reflexo do “universalismo e do pragmatismo de sua política externa”. Viana apontou a necessidade de recuperação do espaço perdido nos últimos anos, com a queda do fluxo comercial de US$28 bilhões em 2013 para US$11,5 bilhões em 2020. “Nosso trabalho tem sido redinamizar esse comércio e buscar novas formas de cooperação, para gerar ganhos tanto para o Brasil como para os países africanos. Em 2024, nossas exportações para a África cresceram mais de 20%, e começar o ano com essa missão mostra que o continente é prioridade para a ApexBrasil. Mais que só aumentar fluxos de comércio, queremos estabelecer parcerias, baseadas na cooperação, para que todos ganhem”, afirmou.
O Embaixador Alex Giacomelli, diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do MRE, ressaltou a importância que a diplomacia brasileira atribui à África. Ele mencionou o encontro dos Setores de Promoção Comercial (SECOMS) e de Ciência e Tecnologia (SECTECs) em Johanesburgo, em junho de 2023, como um marco na definição da estratégia de intensificar o comércio e os investimentos com o continente. “Nesse encontro, concluímos que precisávamos voltar a organizar missões empresariais e a participar de feiras. Desde então, já o fizemos, por exemplo, na África do Sul, Angola, Argélia, Botsuana, Egito, Etiópia, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Quênia, Tanzânia e Zimbábue. Pretendemos intensificar nosso trabalho nesses países e continuar expandindo nossas ações a outros países neste ano. Essa política coincide com o interesse da iniciativa privada. Basta ver o grande número de empresas presentes nessas missões”, complementou.
A Missão à África Ocidental integra a estratégia de reaproximação comercial definida no Encontro dos SECOMS das embaixadas brasileiras na África. Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, explicou a estratégia de atuação regionalizada: “Dividimos o continente em quatro grandes áreas de atuação – Norte da África, África Ocidental, África Oriental e Sul da África – e decidimos retomar as missões empresariais e a participação do Brasil nas grandes feiras do continente”.
Repezza também citou ações anteriores, como o Fórum Empresarial Angola-Brasil, durante a visita do presidente Lula a Angola, e a Missão Brasil-Africa Solutions, em 2024, que gerou R$104,8 milhões em negócios para empresas brasileiras. A retomada da presença em eventos comerciais africanos, como a Africa´s Big 7, a FILDA e a FACIM, também foi destacada.
Oportunidades Comerciais na África
Com 54 países e 1,4 bilhão de habitantes, a África representa um mercado consumidor em expansão. Em 2024, o continente foi o terceiro maior mercado para produtos brasileiros, atrás apenas de China e Estados Unidos, superando a Argentina. As exportações brasileiras para a região cresceram 20,5% em comparação com 2023, impulsionadas pelo aumento do volume exportado, resultado dos esforços conjuntos do MRE, Mapa e ApexBrasil.
Um estudo da Inteligência de Mercado da ApexBrasil identificou mais de 6 mil oportunidades para produtos brasileiros na África, com destaque para alimentos, máquinas e equipamentos de transporte. Os países da África Ocidental que receberão a missão somam 740 dessas oportunidades.
Igor Celeste, gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, enfatizou a importância da diversificação dos destinos das exportações brasileiras: “Nossa reaproximação com a África é baseada em dados e análises de inteligência. Na região, a exemplo do mundo, vemos uma concentração grande das exportações brasileiras em poucos mercados. Egito, Nigéria, África do Sul, Argélia e Marrocos somam mais de 60% de nossas exportações. Precisamos diversificar os destinos de nossas exportações e agregar valor a elas. Por isso, a Missão à África Ocidental é muito relevante”.
Estudo da Inteligência de Mercado da ApexBrasil
Fonte: portaldoagronegocio