O governo brasileiro recebeu com satisfação a confirmação do Ministério da Agricultura, Pescados e Recursos Hídricos do Sultanato de Omã (MAFWR), que aprovou o modelo de Certificado Veterinário Internacional (CVI) proposto pelo Brasil, permitindo a exportação de caprinos e ovinos vivos para aquele país.
Essa aprovação marca um passo importante, mas a efetiva implementação da exportação ainda depende de uma solicitação formal de importador local ao MAFWR. A partir dessa solicitação, Omã poderá iniciar o processo de credenciamento de locais apropriados no Brasil para a quarentena veterinária dos animais.
Com essa nova abertura, o agronegócio brasileiro atinge um marco de 170 novos mercados acessados somente em 2024, e um total de 248 desde o começo de 2023, abrangendo 60 países. Esse resultado é fruto de esforços colaborativos entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que têm trabalhado juntos para expandir as fronteiras comerciais do país e impulsionar o setor agropecuário no cenário global.
Fonte: portaldoagronegocio