Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Brasil alcança recorde na exportação de açúcar impulsionado pela demanda global

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As exportações brasileiras de açúcar atingiram um novo recorde anual até outubro, superando o total exportado em 2023, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). A alta demanda se deve, em grande parte, à restrição de exportação imposta pela Índia, o que aumentou as importações do Brasil, maior fornecedor global de açúcar bruto, respondendo por cerca de 70% das exportações mundiais da commodity.

A consultoria Argus apontou que, além da demanda indiana, outros países, como Indonésia, Egito e Emirados Árabes Unidos, ampliaram significativamente suas compras de açúcar brasileiro. A Indonésia, inclusive, ultrapassou a China como principal destino do produto brasileiro até setembro, de acordo com dados do governo.

Ainda que o balanço completo de outubro só seja divulgado oficialmente nesta quarta-feira, os dados preliminares da Secex, até a quarta semana do mês, já registram um total de 31,7 milhões de toneladas exportadas em 2024, superando as 31,3 milhões de toneladas embarcadas em todo o ano de 2023. Até a quarta semana de outubro, o país já havia exportado 3,29 milhões de toneladas, e o volume deve aumentar com os números da última semana do mês.

O cenário de aumento nas exportações brasileiras também foi beneficiado pelos estoques elevados resultantes de uma safra recorde anterior, que permitiu que o Brasil realizasse embarques expressivos desde o início de 2024, mesmo com uma colheita de cana-de-açúcar menor este ano, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com a Argus, as exportações brasileiras foram fortemente impulsionadas pela restrição indiana implementada em novembro de 2023, após perdas de produção causadas por condições climáticas adversas. Como a Índia, maior consumidor e segundo maior produtor mundial de açúcar, limitou suas exportações, o Brasil teve a oportunidade de atender à demanda global e direcionar volumes significativos para mercados que antes eram abastecidos pelos indianos.

Nos primeiros nove meses de 2024, o Brasil exportou 2,2 milhões de toneladas de açúcar para a Índia, registrando uma alta de 72% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Argus e do governo brasileiro. Já para a Indonésia, as exportações somaram 2,6 milhões de toneladas entre janeiro e setembro, um volume aproximadamente três vezes superior ao embarcado no mesmo período de 2023.

A tendência de aumento se repetiu com outros países: as exportações para os Emirados Árabes Unidos quase triplicaram, atingindo cerca de 2,1 milhões de toneladas, enquanto o Egito importou 1,6 milhão de toneladas de açúcar brasileiro até setembro, mais que o dobro do mesmo período de 2023.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.