Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Bevap impulsiona comunidade com investimentos no Programa Jovem Aprendiz

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Bevap Bioenergia, uma das usinas brasileiras mais avançadas tecnologicamente na produção de etanol, açúcar e cogeração de energia elétrica, já admitiu 214 aprendizes desde que iniciou o programa de Jovem Aprendiz em 2014. Com foco em oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento profissional, o programa tem alcançado resultados expressivos e se consolidado como uma iniciativa transformadora para a comunidade.

O programa tem duração de 18 meses e a Bevap, em parceria com o SENAI, oferece cursos de Mecânica Industrial e Mecânica Agrícola, sendo que as aulas práticas são desenvolvidas dentro da empresa com acompanhamento do instrutor do SENAI. Desde 2014, já foram admitidos no programa 204 aprendizes. Desses jovens, 141 jovens concluíram o curso de aprendiz proporcionado pela BEVAP, sendo que 29% desse número foi aproveitado como mão de obra interna e 39% desses jovens ainda permanecem trabalhando na empresa.

Os alunos selecionados para o programa são, em sua maioria, provenientes de escolas das redes públicas da cidade de Brasilândia de Minas. Essa escolha estratégica visa desenvolver a mão de obra local, uma vez que mais de 90% dos colaboradores da Bevap são naturais dessa cidade. Atualmente, o programa conta com 57 jovens ativos, sendo treinados no curso de Manutenção de Máquinas Agrícolas.

O programa Jovem Aprendiz desempenha um papel fundamental na sociedade, oferecendo oportunidades valiosas para jovens em busca de experiência profissional e desenvolvimento de habilidades. Além de proporcionar uma educação prática e teórica, ele ajuda a inserir os jovens no mercado de trabalho, promovendo sua independência financeira e estimulando o crescimento pessoal. Ao investir nesses talentos em formação, o programa contribui para a construção de uma mão de obra qualificada, fomentando o desenvolvimento econômico e social, ao mesmo tempo que impacta positivamente a vida de inúmeros jovens e suas comunidades.

A Bevap acompanha de perto o desenvolvimento do programa, proporcionando aos jovens uma compreensão profunda dos valores, crenças e práticas que guiam a organização. Isso inclui assuntos pertinentes aos processos da empresa, bem como sua cultura de segurança. O intuito é promover a integração, adaptação, engajamento e motivação dos aprendizes, preparando-os para se tornarem futuros colaboradores qualificados.

Ao longo do programa, os jovens adquirem habilidades técnicas e conhecimentos fundamentais para suas carreiras. Uma vez que os jovens aprendizes são da própria comunidade, o senso de pertencimento e comprometimento com o crescimento da região é estimulado, criando um ambiente mais estável e produtivo. Essa iniciativa também se alinha perfeitamente com a cultura da empresa, que valoriza a diversidade, criatividade e busca por soluções inovadoras.

“Em uma região com oportunidades para desenvolvimento da mão de obra, esse programa de Jovem Aprendiz tem se mostrado uma iniciativa transformadora, tanto para os jovens aprendizes quanto para a comunidade em geral”, ressalta Newton Santana, CEO da Bevap Bioenergia. “Estamos orgulhosos de desenvolver talentos locais e contribuir para o crescimento e desenvolvimento da nossa região.”

A Bevap divulgará uma nova seleção de aprendizes até o meio do próximo ano, reforçando o compromisso contínuo da empresa em investir no futuro da juventude local e no desenvolvimento socioeconômico da região.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.