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Agronegócio

Benefícios da adição de 30% de etanol na gasolina: possível redução de R$ 0,03/litro nos postos de revenda

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Desde que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que seria criado um grupo de trabalho no (CNPE) para discutir um aumento da mistura de etanol anidro na gasolina comum do Brasil, saindo de 27,5% para 30%, o setor sucroenergético e outros agentes econômicos êm se movimentado em busca dos impactos da proposta.

O ministro ressaltou que o aumento seria gradual e transparente, com a intenção de manter a estabilidade dos preços aos consumidores — evidenciada por um levantamento divulgado nesta terça-feira (25) pela consultoria StoneX –, mas também diálogos com a indústria automotiva e outros agentes envolvidos.

Nos cálculos da StoneX, considerando a média Brasil da gasolina comum em R$ 5,63/litro neste momento (preço composto por gasolina A, etanol anidro, impostos estaduais e federais, distribuição e revenda), haveria uma redução na cobrança dos impostos federais de R$ 0,69/litro para R$ 0,66/litro (-4,3%). E, no sentido contrário, a ção do anidro cresceria de 13% para 14,5%.

“Assim, o preço médio da gasolina comercializada nos postos de revenda – considerado a média de R$5,63/Litro, passaria para R$ 5,60/litro, registrando uma queda de R$ 0,03/litro. Cenário que poderia desfavorecer a competitividade com o hidratado”, destaca a consultoria em relatório que o Notícias Agrícolas teve acesso. Os analistas Marcelo Di Bonifacio Filho e Filipi Cardoso assinam o material.

“A proposta de aumento da taxa de mistura de etanol anidro na gasolina vai em linha com uma maior tentativa de aceno do governo federal ao setor alcooleiro, atitude que também é reforçada pela agenda do governo, que visa ampliar o consumo de biocombustíveis”, complementam os analistas da StoneX no relatório.

Desde o início de 2022, passou a ser responsabilidade do CNPE a definição do percentual de mistura de etanol anidro na gasolina comercializada no país, que deve ser misturada, nos termos da Lei nº 9.478, a uma taxa entre 18% até o limite máximo de 27,5%. Nunca antes o Brasil teve uma mistura acima de 27%.

A maior mistura de etanol na gasolina, além de renovar a pauta de uma matriz de mobilidade mais limpa no país, como reforçou a StoneX, busca atender demandas do setor sucroenergético, que vê uma queda no consumo do biocombustível provocada em grande medida pelas questões tributárias, que acabaram favorecendo a gasolina e o diesel, combustíveis de origem fóssil.

Desde meados de 2022, o etanol tem tido sua paridade prejudicada ante a gasolina. Como resultado, os preços do etanol hidratado com base nas usinas, referência Ribeirão Preto/, caíram significativamente, passando de um recorde histórico em meados de abril/22 – quando o hidratado era negociado a R$ 4,70/l, para a marca de R$ 2,90/L ao início do mês de junho/23 — uma queda de 38,3%.

“Nesse contexto, para os preços do etanol anidro, usualmente definidos através de um prêmio fixo sobre o valor do hidratado, a movimentação foi parecida. Entretanto, vale notar que, pelo alto consumo de gasolina no período, houve um expressivo crescimento na produção do anidro, que aumentou 161,17% no CentroSul durante a safra canavieira 2022/23 (abr-mar) em comparação com a temporada anterior, enquanto a destilação do hidratado registrou uma retração de 10,42% no mesmo período”, diz a consultoria.

Neste ano de 2023, a competitividade para a gasolina segue favorecida. Com isso, o mix das usinas está maximizados para a produção de açúcar nesta safra 2023/24, que começou no mês de abril.

Ainda de acordo com a consultoria de mercado, outra reivindicação política do setor foi de uma maior estabilidade para o programa Renovabio, que também sofreu com as intervenções de 2022, impactando os preços dos créditos de descarbonização (CBIOs) emitidos a partir do programa. A StoneX preparou ainda uma tabela com os argumentos favoráveis e contrários à proposta de elevação da mistura que vão pesar na decisão do CNPE.

Fonte: portaldoagronegocio

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