Com o objetivo de enfrentar os desafios do campo e atender às necessidades específicas dos agricultores brasileiros, a Bayer estabeleceu uma parceria com o Agro Club Tecnológico. Idealizado por um grupo seleto de produtores de Rondonópolis (MT), o Agro Club Tecnológico é a primeira organização no Brasil a reunir empresas do setor agropecuário, como a Bayer, além de consultorias e universidades, para validar tecnologias inovadoras voltadas para o campo. Atualmente, mais de 100 parceiros e produtores estão envolvidos no projeto.
O Agro Club Tecnológico se dedicará a testar e validar soluções inovadoras desenvolvidas por diferentes instituições. Se aprovadas, essas tecnologias terão a oportunidade de ser implementadas pelos produtores, proporcionando agilidade ao processo e garantindo que as inovações sejam avaliadas nas fazendas da região e por diversos stakeholders. Esse processo reduz a probabilidade de adoção de soluções ineficazes pelos agricultores.
Para Abdalah Novaes, diretor de soluções agrícolas digitais da Bayer para a América Latina, essa parceria é uma oportunidade de colocar o cliente no centro da estratégia da empresa. “Participar do Agro Club Tecnológico nos permite testar e validar nossas inovações diretamente no campo, além de contribuir para o desenvolvimento de outras soluções por meio de mentoria, feedback e validação”, explicou Novaes.
O processo de validação das tecnologias envolve várias etapas, incluindo testes com produtores, mentorias com empresas parceiras e avaliações colaborativas com universidades. As inovações aprovadas receberão um selo de validação e terão a chance de ser implementadas pelos produtores.
A iniciativa surgiu em resposta à percepção de produtores de Rondonópolis, Mato Grosso, que enfrentavam dificuldades com a oferta constante de soluções de empresas, startups e profissionais autônomos, muitas vezes não atendendo às suas expectativas. Em resposta a essa demanda, Durval Carneiro, fundador e CEO da empresa, junto com Victor Griesang, presidente da CooperCotton, e Vicente Bissoni, diretor financeiro e administrativo do Grupo Botuverá, criaram o Agro Club Tecnológico. A inauguração do espaço físico da organização está prevista para setembro, em Rondonópolis.
“O município, com o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso, é uma das principais capitais do agronegócio. Temos muitos produtores na região que poderão compartilhar suas necessidades conosco. Junto com outras instituições, empresas e startups, poderemos cocriar soluções que beneficiarão não apenas os agricultores da região, mas de todo o país, permitindo que eles alcancem maior produtividade de forma responsável e sustentável”, concluiu Carneiro.
Fonte: portaldoagronegocio