Sophia @princesinhamt
Agronegócio

BASF traz inovações para a produtividade da soja e do algodão na Tecnoshow COMIGO

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Sementes de algodão da marca Fibermax® e de soja das marcas SoyTech® e Credenz® são indicadas para a região. O evento será palco para as soluções digitais do xarvio®, que promove a sustentabilidade e a economia de insumos 

Com o compromisso de inovar a cada safra, a BASF levará as suas novas soluções à Tecnoshow COMIGO, com destaque para as culturas de soja e algodão. O evento, que acontece entre os dias 27 e 31 de março, no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde (GO), representa uma importante vitrine do agronegócio brasileiro.

Uma das novidades apresentadas pela BASF na feira é o Belyan®. A solução faz parte de um grupo de fungicidas premium para o controle e manejo de doenças da soja e do algodão, que tem como ingrediente o Revysol®, um dos ativos inovadores da BASF no mercado global.

Com amplo espectro de controle e alta seletividade, a novidade conta com a exclusiva tecnologia Power Flex, capaz de se adaptar a diferentes características dos fungos que atacam a cultura da soja e do algodão.

“O Belyan® é capaz de se adaptar às diferentes características dos fungos causadores de doenças como a ferrugem asiática, mancha-alvo, cercóspora, septoria e oídio na soja e a tão devastadora ramulária no algodão”, comenta o agrônomo e gerente de Marketing de Cultivos de Algodão da BASF, Luiz Fernando Talheiros Straioto. 

Complementando a estratégia de manejo eficiente de fungicidas, outro destaque da BASF é o Blavity®, uma solução indicada para a segunda aplicação, contribuindo para um manejo de controle de doenças na soja e no algodão com alta efetividade. Este fungicida proporciona uma dupla proteção contra os fungos. 

Agricultura Digital

O xarvio® FIELD MANAGER será outro grande destaque da feira. Os visitantes que passarem pelo estande da BASF terão uma experiência 360º, conhecendo mais a fundo suas soluções de mapeamento digital da lavoura – via satélite e drones – e de gestão sustentável de insumos no manejo das culturas do pré-plantio à pós-colheita.

Para auxiliar na dessecação no cultivo de soja e na desfolha do algodão, os mapas do xarvio® auxiliam o agricultor a realizar uma aplicação em taxa variável, proporcionando menor variabilidade de maturação da lavoura antes da colheita e economia média de 30% de produto. 

O Mapa de Biomassa da plataforma xarvio® FIELD MANAGER, é uma solução inteligente também para o agricultor controlar e equilibrar o desenvolvimento do algodoeiro. “Com a visualização das áreas de alta, média e baixa biomassa, é possível traçar a melhor estratégia para a aplicação do regulador de crescimento em taxa variável, uniformizando a lavoura e, consequentemente, melhorando a qualidade das fibras na colheita”, comenta Alan Castro, coordenador técnico do xarvio®. 

Ele explica que o ideal é que o algodão alcance no máximo 1,30 m de altura, facilitando manejo, trato e colheita, “por isso, é tão importante ter um recurso que indica ao cotonicultor as diferenças na lavoura e entre com um produto que ajude a planta entender que o ciclo de reprodução dela já acabou”. A solução de Mapa para Aplicação de Regulador de Crescimento traz, ainda, a vantagem de otimizar o uso do produto, gerando uma economia média de 25% do insumo.

Sementes de soja ganham novas variedades Credenz® e SoyTech®

Durante a feira, as duas marcas de sementes da soja da BASF apresentam lançamentos em variedades indicadas para a região, atendendo de forma ativa o agricultor e o mercado de sementes.

Os destaques do portfólio de sementes Credenz® são as variedades: 

  • CZ 37B43 IPRO – lançamento com tecnologia Intacta 2 Xtend 
  • CZ 37B39 I2X – ampla adaptação geográfica, tolerante ao acamamento e alto potencial produtivo 
  • CZ 37B60 IPRO – com alto potencial produtivo, boa sanidade e moderada resistência a nematoides de cisto
  • CZ 48B01 I2X – pré-lançamento, com tipo de crescimento indeterminado e tecnologia Intacta 2 Xtend, ótimo arranque inicial, e elevado número de vagens

Já no portifólio Soytech®, os destaques são as cultivares:

  • ST 700 I2X – excelente opção na plataforma Intacta 2 Xtend, com alto potencial produtivo e ciclo 7.0, possui elevado peso de grãos e precocidade
  • ST 752 I2X – cultivar pré-lançamento da safra, estará disponível para os agricultores para plantio na safra 23/24
  • ST 783 IPRO – apresenta resistência de nematoides, potencial produtivo e ampla adaptação geográfica
  • ST 797 IPRO – permite abertura de plantio, apresenta alto potencial produtivo e rusticidade
Fibermax com tecnologia TLP 

Fibermax, marca de sementes de algodão líder de mercado, apresenta na Tecnoshow a tecnologia TLP (TwinLinkPlus®), desenvolvida exclusivamente para atender as necessidades dos cotonicultores brasileiros. As variedades TLP de algodão oferecem tripla proteção às lagartas e tolerância ao herbicida Liberty®, sendo uma ferramenta importante para o manejo do sistema produtivo algodão-soja. 

As plantas não possuem resistência ao herbicida glifosato, o que facilita o manejo de plantas daninhas e voluntárias, beneficiando todo o sistema produtivo. Além disso, há variedades recentemente lançadas com resistência múltipla a doenças e pragas, preservando o potencial produtivo e otimizando o uso de defensivos agrícolas. “As características das variedades também atendem aos padrões de qualidade de fibra esperados pelos agricultores e pela indústria textil”, afirma Valeska de Laquila, gerente de produto FiberMax® na BASF. 

Outro destaque em sementes são as variedades lançadas com Resistência Múltipla a doenças como a ramulária e/ou pragas como os nematoides de galha. “Essas caracteristicas ajudam a preservar o potencial produtivo das variedades e contribuem para a otimização no uso de defensivos agrícolas, além de atender aos padrões de qualidade de fibra esperados pelos agricultores e pela indústria têxtil”, finaliza a gerente.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.