Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Basf lança solução inovadora para produção de biodiesel: processo mais seguro e sustentável

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O biodiesel tem se consolidado como uma alternativa sustentável para a descarbonização do ciclo diesel, com uma crescente adição deste biocombustível ao óleo diesel no Brasil, que atingiu 14% desde março deste ano. O setor projeta um aumento significativo na produção, respaldado pela resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). De acordo com a Frente Parlamentar FPBio, cada R$ 1 adicional investido na produção de biodiesel gera um retorno de R$ 4,4 na economia, impulsionando o desenvolvimento econômico e social.

Os produtores brasileiros de biodiesel buscam constantemente aprimorar seus processos, visando não apenas a eficiência produtiva, mas também a sustentabilidade ambiental. Para atender a essas demandas, a BASF introduziu o Lutropur® MSA (ácido metanossulfônico), uma solução inovadora que promete melhorar os processos químicos de purificação e neutralização na produção de biodiesel, tornando-os mais seguros e sustentáveis.

O Lutropur® MSA é um ácido orgânico forte, inodoro, livre de compostos voláteis e cloro, e biodegradável. Ele se apresenta como uma alternativa mais segura e sustentável aos produtos químicos tradicionais, como o ácido sulfúrico e o ácido fosfórico, frequentemente utilizados nas etapas de produção do biocombustível. Além de sua rápida biodegradabilidade, o Lutropur® MSA contribui para um aumento de até 3% no rendimento do biodiesel.

André Karadi, do Marketing de Care Chemicals da BASF para a América do Sul, destaca que “o Lutropur® MSA promove uma produção mais rápida, eficiente e limpa, reduzindo a corrosão e a toxicidade, além de eliminar vários efeitos secundários associados ao uso de outros tipos de ácidos.”

Essa solução pode ser aplicada em diversas etapas do processo de produção de biodiesel, incluindo a esterificação e transesterificação do óleo, a neutralização do biodiesel bruto e da glicerina, e a separação de sabão para a obtenção de ácidos graxos. A utilização do Lutropur® MSA também permite o emprego de matérias-primas residuais, como sebo bovino e óleo de cozinha usado, tornando o processo mais econômico e sustentável. Segundo Karadi, “a aplicação do Lutropur® MSA pode reduzir em até 75% as emissões de gases de efeito estufa em comparação com os métodos convencionais de produção.”

Além disso, a esterificação a baixas temperaturas com o Lutropur® MSA resulta em menor consumo de energia e reduz a formação de incrustações nas colunas de destilação, diminuindo a necessidade de manutenção e melhorando a produtividade e os custos operacionais.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.