O resultado foi impulsionado, principalmente, pelo crédito consignado para pessoa física, linhas de capital de giro para empresas, comércio exterior, agronegócio e financiamento imobiliário.
Nos nove meses de 2022, o Banrisul registrou lucro líquido ajustado de R$ 529,8 milhões, refletindo, especialmente, o crescimento no resultado de tesouraria, a expansão na carteira de crédito e o aumento das receitas de prestação de serviços e tarifas bancárias. Por outro lado, o movimento de elevação na taxa de juros ainda exerceu pressão na margem financeira.
CRÉDITO
O crédito comercial pessoa física alcançou R$ 25,4 bilhões em setembro de 2022, aumento de 14,9% em doze meses, seguindo o direcionamento estratégico do Banco, impulsionado pelas operações de crédito consignado, que aumentaram R$ 2,8 bilhões.
Já o crédito comercial pessoa jurídica, frente ao mesmo período de 2021, cresceu 25,2%, atingindo R$ 8,5 bilhões. O Banco reabriu duas linhas de capital de giro que fazem uso de fundos garantidores: Pronampe e PEAC, através das quais foram concedidos R$ 636,2 milhões em créditos entre agosto e setembro de 2022, bem como oferece aos pequenos negócios beneficiados com a linha Banrisul Fampe Mais, educação financeira por meio da capacitação empresarial, conteúdos digitais e consultorias em gestão para que a tomada de crédito aconteça de maneira consciente.
AGRONEGÓCIO
Em setembro de 2022, a carteira de crédito rural atingiu R$ 6,7 bilhões, crescimento de 52,2% em relação a setembro de 2021. Para o Plano Safra 2022/2023, o Banrisul disponibiliza, para mais de 50 mil produtores rurais, cerca de R$ 7,0 bilhões em crédito, 34,6% mais que no Plano Safra anterior, novo recorde histórico.
Como forma de fortalecer a capilaridade, foram abertos os Espaços Agro Banrisul com atendimento personalizado, apoio técnico e orientação financeira para a atividade produtiva por profissionais especialistas no setor, nos municípios de Santo Ângelo, Cruz Alta, Passo Fundo, Bagé, Santana do Livramento, Ijuí e Carazinho.
CARTÕES DE CRÉDITO
O Banco encerrou os nove meses de 2022 com uma base de 1,2 milhão de cartões de crédito, nas bandeiras Mastercard e Visa. No mesmo período, foram realizadas 68,3 milhões de transações, o que possibilitou a movimentação financeira de R$ 6,5 bilhões, respectivamente 14,2% e 20,9% superior ao mesmo período de 2021. As receitas de crédito e de tarifas com cartões de crédito e com cartões BNDES somaram R$ 358,6 milhões nos nove meses de 2022.
O Banrisul lançou, no mês de setembro, o Banrishopping, uma loja própria online que possibilita compras pelos cartões de crédito do Banrisul e Banricompras, gerando cashback, bem como por meio dos pontos acumulados no BanriClube, seu programa de recompensas.
BANRISUL PAGAMENTOS
A Vero, rede de adquirência da Banrisul Pagamentos, encerrou os nove meses de 2022 com 133,8 mil estabelecimentos credenciados ativos. No mesmo período, foram capturadas 324,8 milhões de transações. Em volume financeiro, o valor transacionado totalizou R$ 31,0 bilhões, crescimento de 21,1% na mesma base comparativa. O lucro líquido da Banrisul Pagamentos acumulado nos nove meses de 2022 foi de R$ 270,0 milhões, alta de 39,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
BANRISUL SEGURIDADE
No período, também se destacou a Banrisul Seguridade, com R$ 107,6 milhões de lucro líquido – crescimento de 25,8% em relação ao mesmo período de 2021. A arrecadação de prêmios de seguros, contribuições de previdência e títulos de capitalização alcançou R$ 2,0 bilhões nos nove meses de 2022, alta de 11,5% em relação ao mesmo período de 2021. As receitas totais atingiram R$ 234,9 milhões, 6,1% superior ao mesmo período do ano anterior.
BANRISUL CONSÓRCIOS
A Banrisul Consórcios, nos nove meses de 2022, atingiu um volume de cartas de crédito em R$ 6,3 bilhões, com 5,8 mil contemplações, disponibilizando ao mercado R$ 563,7 milhões em crédito para a aquisição de bens de consumo. O lucro líquido da Banrisul Consórcios registrado nesse período foi R$ 45,2 milhões, 18,8% superior ao registrado no mesmo período de 2021.
CANAIS DIGITAIS E INOVAÇÃO
Nos nove meses de 2022, a participação dos canais digitais cresceu 3,6 p.p., alcançando 81,5% do total das operações, incluindo Pix, realizadas pelos canais disponíveis: digitais, ATMs, correspondentes, caixas e Banrifone; ante 77,9% no mesmo período de 2021.
Os canais de Internet e Mobile Banking tiveram, nos nove meses de 2022, 399,7 milhões de acessos, 24,4% superior ao mesmo período de 2021, uma média de 1,5 milhão de acessos diários. No período, o total de operações realizadas por meio desses canais cresceu 16,7%, onde a quantidade de transações financeiras foi 42,0% superior e o volume transacionado 14,4% maior, na comparação com igual período do ano anterior.
Nos nove meses de 2022, o Banrisul seguiu percorrendo o caminho da transformação, com investimentos de R$ 179,9 milhões em melhorias na experiência do usuário, inovação e ampliação da infraestrutura de tecnologia da informação. Além disso, o Banco promoveu diversas iniciativas, como a implantação de novas tecnologias e modelos de negócios e trabalho integrados à tecnologia na busca por resultados. Foram inaugurados ambientes de trabalho no Instituto Caldeira, um dos maiores hubs de inovação do Estado; e no NAVI, hub de inteligência artificial do Tecnopuc, ampliando a atuação e participação de colaboradores em eventos estratégicos sobre as temáticas de transformação digital. O BanriTech promoveu, ainda, o 2º ciclo de aceleração de startups, que impulsiona o ecossistema de inovação do RS.
No âmbito do Edital de Inovação Banrisul, que prevê o financiamento a startups e empresas inovadoras via Finep — Financiadora de Estudos e Projetos, foram divulgados os 31 projetos escolhidos que passaram à segunda etapa do processo, que envolve trâmites de análise e avaliação de crédito.
SUSTENTABILIDADE
O Banrisul vem consolidando a cultura de sustentabilidade, ampliando a diversificação e repensando suas práticas. Em 2022, foi instituído o Comitê de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática e foi publicada a Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática. Desde então, a Agenda de Sustentabilidade vem sendo integrada à estratégia do Banco, promovendo efetividade nas ações para o avanço da pauta e da governança para sustentabilidade.
Com projetos internos de ecoeficiência, o Banrisul, atento à mitigação dos Gases de Efeito Estufa, vem avançando a partir da inclusão de critérios de sustentabilidade em processos de contratações e na oferta de produtos e serviços que contribuam positivamente com essa temática, fomentando assim a transição para uma economia de baixo carbono.
No período, foi lançado edital para compra de energia de fonte renovável no Ambiente de Contratação Livre, iniciativa que, além do reflexo ambiental positivo, vai proporcionar uma economia aproximada de R$ 47 milhões, em energia, até 2031.
O Banrisul recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, referente ao ano de 2021, por seu inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) completo e auditado por terceira parte. Pela primeira vez, o Banco tornou-se carbono neutro em suas emissões diretas referentes a este ano, compensando, também, o consumo de energia elétrica através da rastreabilidade por IRECs — Certificados de Energia Renovável.
Fonte: portaldoagronegocio