Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Avanços no Diagnóstico da Raiva: Laboratório Adota Nova Tecnologia

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá


Foto:
Carla Rodenbusch

O Laboratório de Virologia do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, localizado em Eldorado do , agora conta com uma nova para o da raiva, permitindo a emissão de laudos de forma mais rápida. A adoção da metodologia de RT-PCR resultou na descontinuação do uso de camundongos para a prova biológica. Segundo a pesquisadora do IPVDF, Carla Rodenbusch, anteriormente, os resultados da prova biológica levavam cerca de 30 dias, enquanto com o PCR, o tempo de espera foi reduzido para apenas 72 horas. “A raiva é uma doença fatal e, quando há envolvimento de humanos que tiveram contato com animais suspeitos de raiva, a agilidade no diagnóstico é crucial para iniciar as medidas preventivas e evitar o desenvolvimento da doença”, ressalta a pesquisadora.

No início deste , o Instituto obteve a validação do uso do RT-PCR para o diagnóstico da raiva, e desde maio, essa tecnologia tem sido empregada no Laboratório. Recentemente, um novo equipamento com maior capacidade de testes simultâneos foi adquirido pela da Agricultura.

O Fundesa tem disponibilizado recursos para a compra dos kits de testes, e nesta foi aprovada a aquisição de uma nova centrífuga, compatível com o novo equipamento, que irá aumentar a produtividade das atividades no laboratório. O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul, Rogério Kerber, enfatiza que o fundo apoia todas as iniciativas que visam a adoção de tecnologias mais rápidas e precisas, contribuindo para a saúde animal no estado.

Em 2023, o IPVDF analisou um total de 1.010 amostras para a raiva, sendo 712 provenientes de morcegos, 60 de cães, 57 de felinos, 51 de animais silvestres e 191 de animais de produção.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.