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Agronegócio

Aumento da Produtividade no Porto de Paranaguá com Calado Ampliado para 13,1 Metros

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A partir do final de novembro de 2024, o Porto de Paranaguá começou a operar com um calado ampliado para 13,1 metros em vários pontos da Baía de Paranaguá. A atualização, divulgada na Portaria nº 306/2024, estabelece uma nova norma de tráfego marítimo e permanência nos portos de Paranaguá e Antonina, e representa um ganho significativo para a capacidade operacional do terminal. O aumento de 30 centímetros no calado permitirá que navios de granéis sólidos carreguem até 2 mil toneladas a mais, tanto para embarque quanto para recebimento de mercadorias.

O avanço operacional foi possível devido à finalização das obras de derrocagem da Pedra da Palangana, ocorrida em novembro, e ao esforço conjunto entre a Portos do Paraná, a Marinha do Brasil, a Capitania dos Portos do Paraná e a comunidade portuária. Segundo Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, a medida traz maior segurança operacional e eleva a produtividade, especialmente nas exportações de soja e na importação de fertilizantes.

Com a remoção de parte da Pedra da Palangana, localizada no Canal de Acesso, o trânsito para a Baía de Paranaguá e para a Bacia de Evolução foi facilitado, o que garantiu mais espaço e agilidade para as manobras dos navios, reduzindo os riscos de navegação. A atualização do calado também removeu a restrição para o uso de maré, permitindo a navegação com 13,1 metros de calado na maré zero, o que amplia ainda mais as janelas de operação no porto.

Aumentos de Calado nos Berços e Píeres

Ao todo, 11 berços e dois píeres tiveram seu calado ampliado, o que inclui berços estratégicos para a movimentação de granéis sólidos e fertilizantes. Os berços 201, 202 e 204, que compõem o Corredor de Exportação Oeste, passaram de 12,8 metros para 13,1 metros. Já os berços 209, 211, 212, 213 e 214, que operam com fertilizantes e granéis sólidos, também tiveram o calado aumentado para 13,1 metros. Além disso, a movimentação de contêineres também foi beneficiada, com o aumento do calado dos berços 216 e 218, o que eleva a capacidade de carga em 220 TEUs por navio.

Obras de Derrocagem e Impacto na Navegação

A obra de derrocagem envolveu a remoção de cerca de 20 mil metros cúbicos de rocha da Pedra da Palangana, um obstáculo submerso que limitava a navegação na entrada da Baía de Paranaguá. A remoção foi realizada em conformidade com o licenciamento ambiental emitido pelo Ibama e permitiu uma maior capacidade de tráfego de navios na região. Embora a rocha removida represente apenas 10% do total da formação, a mudança teve um impacto significativo nas operações portuárias.

Desempenho Recorde em 2024

O Porto de Paranaguá alcançou resultados expressivos em 2024, com cinco meses de recordes operacionais. O pico de movimentação foi registrado em agosto, quando o porto movimentou 6.869.966 toneladas, superando o recorde anterior de junho. A melhoria no calado e a remoção de obstáculos submersos prometem continuar a impulsionar a produtividade e a competitividade do Porto de Paranaguá, consolidando-o como um dos mais importantes terminais portuários do Brasil.

Fonte: portaldoagronegocio

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