Conforme divulgado no último boletim do USDA, após uma prolongada temporada chuvosa que começou em meados de maio, a Turquia experimentou uma melhora climática com a chegada de tempo mais seco. Céus ensolarados têm facilitado a maturação e colheita dos grãos de inverno e promovendo o desenvolvimento das culturas de verão.
A umidade intensa na primavera e início do verão deixou muitos produtores com reservas abundantes de umidade no solo e de irrigação para algodão, milho e girassóis. Essas culturas de verão turcas estão entrando em reprodução nas áreas de cultivo mais quentes do sul e sudeste do país e deverão chegar à fase de reprodução nas regiões internas e do noroeste durante a segunda metade de julho.
Em outras áreas da região, o tempo seco tem favorecido a colheita das culturas de inverno e outros trabalhos sazonais no campo, desde a costa leste do Mediterrâneo até o Irã. Durante o período de monitoramento, as temperaturas médias ficaram perto da normalidade em quase todos os lugares, exceto no leste do Irã, onde as temperaturas ficaram de 1 a 4°C acima da média.
Fonte: portaldoagronegocio