O processo de produção do etanol e açúcar VHP cogera diversos subprodutos em suas etapas. Essas substâncias ganham novas funções dentro e fora do processo produtivo, gerando uma economia circular dentro das unidades e se tornando aliadas na busca por um negócio cada vez mais sustentável.
Esse é o caso da torta de filtro e da vinhaça, subprodutos resultantes da moagem da cana-de-açúcar que podem ser usados como biofertilizantes para a adubação das áreas de cultivo por possuírem importantes níveis de matéria orgânica e minerais. A vinhaça é rica principalmente em potássio e a torta de filtro em fósforo, nitrogênio e cálcio.
Na Atvos, o uso desses recursos teve uma importante ampliação nas últimas safras. No ciclo 22/23, a torta de filtro foi utilizada em 17 mil hectares de canavial, um crescimento de 41% em relação aos últimos anos. Já a vinhaça foi aplicada em 91 mil hectares de lavouras, um aumento de 20% em relação à safra 21/22. Nesse caso, especificamente, é importante ressaltar que, por meio do Plano de Aplicação de Vinhaça (PAV), as unidades agroindustriais realizam uma análise do solo em todas as áreas onde o subproduto será aplicado e, a partir desses resultados, é possível verificar se é compatível em receber ou não a fertirrigação com o produto.
Para além da funcionalidade técnica, o uso de biofertilizantes também favorece o mercado nacional e tem sido uma alternativa muito aplicada na agricultura brasileira — bastante impactada desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, que provocou um risco de desabastecimento de fertilizantes em muitos países. Por fim, e não menos importante, o reaproveitamento de subprodutos como a torta de filtro e a vinhaça no cultivo da cana-de-açúcar, que até então eram descartados ao longo do processo produtivo ou utilizados em pequena escala, potencializa o conceito da economia circular, que visa a um melhor uso de recursos naturais, a partir de novos modelos de negócios que priorizam insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.
Esse é mais um exemplo de como a sustentabilidade faz parte do DNA da Atvos e permeia os negócios da companhia, que segue em seu compromisso da companhia de produzir energia limpa que move o mundo e transforma vidas.
Fonte: portaldoagronegocio