Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Aqua Capital anuncia investimento na SoluBio para ampliar negócio de bioinsumos

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Aqua Capital anuncia investimento na SoluBio para ampliar negócio de bioinsumos

O Aqua Capital, firma de Private Equity focada em investimentos inovadores e sustentáveis na cadeia do agronegócio e de alimentos anuncia a aquisição de participação minoritária relevante na SoluBio, empresa brasileira líder global em biotecnologia para a produção de bioinsumos na fazenda (OnFarm®). Os recursos serão investidos na expansão comercial, governança, pesquisa e desenvolvimento, além de aplicados em um plano de expansão internacional. Enquanto o mercado brasileiro de produtos biológicos tem crescido a uma taxa anual de 45% nos últimos cinco anos, a SoluBio registrou uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 117% no mesmo período, tornando-se líder incontestável do setor.

O modelo de negócios da SoluBio permite que os agricultores instalem “biofábricas” nas fazendas capazes de entregar soluções sustentáveis para o manejo da lavoura. Criada em 2016 e com sede na cidade de Jataí (GO), a empresa oferece tecnologia inovadora de produção de bioinsumos na fazenda, que permite que produtores reduzam seus custos em até 70% nos cultivos de soja, milho, trigo, algodão, cana, café e horti-fruti. Ao longo do último ano, a empresa investiu mais de R$ 200 milhões em expansão da sua capacidade produtiva e presença comercial. 

O Manejo Biológico OnFarm®, como é chamada a solução integrada desenvolvida pela SoluBio, promove fortemente a sustentabilidade por meio da agricultura regenerativa, que reduz o uso de insumos químicos e fertilizantes através do consórcio com os bioinsumos – além de aumentar a produtividade, com produtos 100% biorrenováveis. O uso da tecnologia também contribui com o sequestro do equivalente a 36 toneladas por hectare de gases que contribuem com o efeito estufa, além de auxiliar as plantas na absorção de nutrientes, maximizando a ação dos fertilizantes (e ocasionando sua redução), além de contribuir para o crescimento vegetal. Com isso, a expectativa é que as tecnologias desenvolvidas para produção dentro das fazendas ganhem cada vez mais força no mercado de produtos biológicos, atraindo financiamento verde de diversos setores, inclusive por meio de créditos de carbono.  

“O nosso modelo de negócios é único porque levamos inovação com maior eficiência e qualidade associada à redução de custos e sustentabilidade para a fazenda. É uma relação ganha-ganha, verdadeiramente duradoura e feliz que mantemos com nossos clientes. Nosso P&D está acelerado e traremos novidades impactantes para o mercado nos próximos meses”, esclarece Alber Guedes, fundador e CEO da SoluBio. 

“Sabemos que o mercado de bioinsumos tem um potencial muito grande de crescimento, não apenas no Brasil, mas em nível global. Acreditamos fortemente no setor. A SoluBio é o primeiro investimento do Fundo III do Aqua e estamos muito animados com essa parceria, que reafirma nosso comprometimento com a agenda ESG e de captura de carbono no agronegócio”, afirma Sebastian Popik, sócio-fundador do Aqua Capital.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.