Após reunir grande público no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), em sua estreia no ano passado, a Noite do Assado 1% terá sua segunda edição na Expointer 2023. O evento, promovido pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), será realizado no dia 28 de agosto e visa valorizar as características avaliadas pelo Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) para a produção de carne de qualidade. O happy hour ocorrerá a partir das 18h, na casa da ANC no parque, e será palco da entrega do Prêmio Difusão Genética Nacional 2023. O acesso será liberado mediante apresentação de pulseira, que deve ser retirada com a equipe da entidade, sem custo.
O cardápio da noite contará com cortes que evidenciam três importantes características disponibilizadas pelo Promebo. São eles: Entrecot (Top 1% GIM), Picanha (Top 1% EP8) e Costela (Top 1% EGS). A Gordura Intramuscular (GIM) está relacionada ao marmoreio da carne, garantindo palatabilidade, suculência e maciez ao produto. Já a Espessura de Gordura Medida na Picanha (EP8) indica a deposição de gordura entre a picanha e a alcatra, chancelando a entrega de uma picanha de qualidade ao mercado. E a Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) é a medida da gordura depositada sobre o músculo entre a 12ª e a 13ª costela, que assegura animais de ponta aos frigoríficos.
Preparados na parrila, os cortes serão acompanhados por farofa e pão de alho. O evento terá música ao vivo e chopp. “Em 2022, quando lançamos a Noite do Assado, tivemos a grata surpresa de sua grande repercussão. Criadores, técnicos e entusiastas da pecuária estiveram presentes e puderam aproveitar um tempo de confraternização e troca de informações ao lado de colegas e amigos. E a ideia é que isso se repita neste ano”, destaca o presidente da ANC, Joaquin Villegas.
Superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas, afirma que a Noite do Assado nada mais é do que uma forma de evidenciar, de forma prática, a força do melhoramento genético no produto entregue aos consumidores. “A carne que chega à mesa das famílias com cada vez mais qualidade, maciez e suculência, é resultado de um trabalho que começa nas propriedades, com a seleção de reprodutores superiores a partir de seus dados genéticos, como o Percentil”, acrescenta. Este índice, explica Silvia, está relacionado à posição de superioridade de um reprodutor em relação a seu rebanho “Quanto menor for o Percentil de um animal, melhor ele será para determinada característica. Por isso, o nome do evento é Noite do Assado 1%, pois quer evidenciar o que de melhor o pecuarista tem para entregar ao mercado”.
Fonte: portaldoagronegocio