No dia 15 de agosto (terça-feira), às 14h30, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) realizarão a assinatura do compromisso para a renovação do convênio do Projeto Setorial “Brazil. The Coffee Nation”, voltado à promoção das exportações de cafés especiais. Na solenidade, que ocorrerá na cidade de Varginha (MG), onde fica a sede da BSCA, estarão presentes o presidente da ApexBrasil, Sr. Jorge Viana, e o presidente da BSCA, Sr. Henrique Dias Cambraia, além de lideranças políticas e da cadeia produtiva do café.
A renovação do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, que terá duração de dois anos, tem como objetivo promover o café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. Apesar de historicamente ser reconhecido como principal exportador de café do mundo, o Brasil precisou superar a reputação de fornecedor de cafés apenas em quantidade e fortalecer sua imagem como produtor de cafés especiais, sustentáveis e rastreáveis. Esse reposicionamento foi possível, em grande medida, pelos esforços conjuntos da BSCA com a ApexBrasil para a inserção dos produtos e marcas brasileiros nos principais mercados cafeeiros globais.
Essa parceria vem permitindo a aproximação dos produtores brasileiros com os clientes internacionais, por meio de Projetos Compradores e Origin Trips, além de Rodadas de Negócios e Road Shows realizadas nos mercados-alvo. Destaca-se também a promoção do Cup of Excellence, principal concurso de qualidade para cafés especiais do mundo, que colabora para a valorização do produto brasileiro. Para o próximo biênio, o desafio do Projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco nas produtoras e produtores de café robusta, sobretudo do Norte do Brasil.
Além da solenidade de assinatura, a delegação presente no evento participará de agenda intensa na região, que inclui visitas à CarmoCoffees, ao Centro de Excelência do Café, à Fazenda Experimental da Procafé, à Cooperativa Minasul e à Fazenda Caxambu/Paiol Café Boutique, onde terão a oportunidade de conhecer a cadeia produtiva local e testemunhar a qualidade e a sustentabilidade dos produtos.
Fonte: portaldoagronegocio