A Embrapa Gado de Leite lançou o Anuário Leite 2024, uma publicação abrangente que reúne estatísticas, análises, artigos e entrevistas, destacando as pesquisas e tecnologias que impulsionam a produtividade na cadeia leiteira, essencial para a alimentação, geração de empregos e renda no campo.
O documento revela que, em 2023, o Brasil alcançou um recorde nas importações de produtos lácteos, principalmente da Argentina e do Uruguai. Essa mudança na dinâmica de oferta e demanda impactou as margens financeiras em toda a cadeia, afetando diretamente o poder de compra dos produtores.
A conjuntura econômica é um dos temas centrais do Anuário Leite 2024. Especialistas da Embrapa analisam o mercado e os índices de produção do Brasil e de outros países. No artigo intitulado “10 Reflexões sobre a Competitividade e os Desafios do Leite Brasileiro”, destaca-se a importância da eficiência na gestão técnica e econômica para que os produtores mantenham suas atividades de forma sustentável, superando crises na pecuária leiteira.
O Anuário também elenca diversas tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária, capazes de enfrentar os desafios do setor. Entre as inovações estão práticas para a recuperação de pastagens degradadas, técnicas que visam a redução da pegada de carbono do leite e protocolos de biosseguridade para fazendas leiteiras. Além disso, uma nova solução em breve, a avaliação genômica multirracial, permitirá identificar animais Gir Leiteiro com genética superior para cruzamentos com bovinos da raça Holandesa, visando à produção de um melhor Girolando.
O desenvolvimento e a implementação dessas tecnologias envolvem uma ampla colaboração entre parceiros públicos e privados, somando esforços para acelerar a evolução tecnológica da pecuária leiteira nacional. O Anuário também apresenta iniciativas como o Laboratório Multiusuário de Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária, um hub dedicado à geração de conhecimentos e produtos em parceria com diversas instituições.
Além das pesquisas, a publicação enfatiza a transferência de tecnologia, destacando uma iniciativa-piloto de compartilhamento de conhecimentos na bovinocultura de leite, através da rede Embrapa – ATER, que inclui empresas estaduais de assistência técnica e extensão rural.
O consumidor é outro foco importante do Anuário, que discute as atuais tendências de alimentação. A publicação aborda o dilema enfrentado por apreciadores de lácteos, em contraste com movimentos que questionam o consumo de produtos lácteos, além de examinar as campanhas de marketing do leite em uma perspectiva global, incluindo o sucesso do “Movimento Beba Mais Leite”.
O Anuário Leite 2024 da Embrapa Gado de Leite está disponível para download gratuito em: www.embrapa.br/gado-de-leite/.
Fonte: portaldoagronegocio