Segurança – Com a publicação, espera-se que os recursos possam ser aplicados de forma segura, clara e plena.
Destinação – De acordo com o diretor-geral, Rafael Vitale, os recursos RDT e RPMF devem ser destinados unicamente a projetos de interesse público relacionados às ferrovias federais concedidas. “São valores que foram inicialmente previstos em alguns contratos de concessão e subconcessão com objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos relacionados a temas considerados relevantes para o setor ferroviário e da sociedade, como aqueles voltados à modernização do setor; à melhoria dos serviços prestados; e à preservação do patrimônio de valor artístico, cultural e histórico das ferrovias federais.”
Inovação e desenvolvimento – Os RDT deverão ser destinados a projetos que possuam como objetivo a inovação no desenvolvimento de: tecnologia básica e aplicada; soluções técnicas para problemas específicos; soluções de acompanhamento e monitoramento de atividades ferroviárias em tempo real, bem como de aprimoramento da fiscalização pública; soluções de integração com o meio ambiente e utilização de energias alternativas aos derivados de petróleo; entre outros. Os benefícios poderão ser percebidos, a médio e longo prazo, a partir de um esperado aumento da qualidade do serviço, e que pode representar, também, benefícios às concessionárias diante de uma atuação mais eficiente, além de significar incremento à inovação e ao emprego.
Preservação da memória e do patrimônio – Já os RPMF serão destinados a projetos que possuam como objetivo a preservação da memória e do patrimônio das ferrovias, por meio de ações, instrumentos e práticas de identificação, documentação, investigação, proteção, promoção, valorização, transmissão e revitalização, como por exemplo: tais como: construção, conservação, restauração, modernização, formação, organização, ampliação e equipamento de museus, bibliotecas e arquivos. Os RPMF tendem a representar um vetor de preservação da história e cultura do Brasil e beneficiar as comunidades instaladas nos arredores das ferrovias e o turismo na região.
Temas – Os recursos serão destinados a projetos de acordo com os temas priorizados pela Superintendência de Transporte Ferroviário – SUFER, que realizará, também, a análise da prestação de contas relacionada à conformidade dos produtos entregues e aos gastos realizados.
Fonte: portaldoagronegocio