Em resposta à crescente demanda por práticas agrícolas sustentáveis, a ANPII Bio (Associação Nacional de Promoção e Inovação da Indústria de Biológicos) disponibiliza gratuitamente, e de forma online, um curso sobre Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN). Lançado em 2020, o curso já foi assistido por mais de 4.500 alunos e tem como objetivo disseminar técnicas que possibilitam às plantas capturar o nitrogênio atmosférico, convertendo-o em uma forma utilizável e reduzindo a dependência de fertilizantes químicos.
A FBN é uma prática essencial que aumenta a produtividade das lavouras, ao mesmo tempo em que contribui para a sustentabilidade do solo e para a redução das emissões de gases de efeito estufa. “É fundamental combinar sustentabilidade com rentabilidade. A ANPII Bio atua para garantir um mercado com produtos de qualidade, promovendo o conhecimento técnico-científico para que os insumos biológicos sejam utilizados corretamente no campo”, afirma Solon Cordeiro de Araújo, Conselheiro Fundador da ANPII Bio.
O curso abrange diversos aspectos da FBN, desde a introdução ao papel do nitrogênio no solo até o processo de fixação nas leguminosas, e o uso de inoculantes. Módulos específicos exploram inovações como a coinoculação com Azospirillum, que tem mostrado resultados positivos na soja e outras gramíneas. “Estamos observando novas tendências para aumentar a eficiência da FBN, como o uso de cepas mais eficazes e consórcios com outros microrganismos benéficos. A soja, por exemplo, tem mostrado altos níveis de produtividade por meio dessa técnica”, explica Araújo.
Além de promover o uso correto dos inoculantes, o curso oferece uma base sólida para os agricultores aprenderem como armazená-los adequadamente, garantindo melhores resultados. “O curso é uma excelente oportunidade para os agricultores entenderem como a correta aplicação dos inoculantes pode melhorar os resultados no campo”, afirma Araújo.
A versão atualizada do curso, lançada em 2023, já foi acessada por mais de 600 alunos e inclui dados atualizados de pesquisas, além de uma reorganização do conteúdo para melhor compreensão dos participantes. As aulas, que estão disponíveis em formato de vídeo, também contam com materiais em PDF, proporcionando uma experiência de aprendizado mais dinâmica. A ANPII Bio direciona a qualificação principalmente para estudantes de agronomia, biologia e cursos técnicos voltados para o agronegócio, mas o conteúdo é acessível a agricultores e consultores de todas as regiões do Brasil, além de estudantes do Paraguai.
Carlos Alcides Villalba Algarin, mestrando em Solos e Nutrição de Plantas na USP-ESALQ, compartilha sua experiência com o curso: “O curso é bem estruturado e fornece um conteúdo claro e relevante. Aprendi sobre o papel dos microrganismos na agricultura e como eles são essenciais para aumentar a produtividade e reduzir o uso de adubos químicos. Estou ansioso para aplicar essas técnicas nas minhas lavouras”.
Com a crescente demanda por bioinsumos, a ANPII Bio se compromete a expandir sua oferta de cursos para abordar outros temas relevantes no setor, ajudando a impulsionar uma agricultura mais eficiente e sustentável. “Esperamos ver uma adoção maior dessas tecnologias nos próximos anos e continuaremos a oferecer cursos atualizados que reflitam as inovações do setor”, conclui Solon Cordeiro de Araújo.
Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial da ANPII Bio: www.anpii.org.br
Fonte: portaldoagronegocio