A RAR, empresa com sede em Vacaria (RS), especializada na produção de queijos, derivados do leite e fruticultura, concluiu a construção de uma barragem de 3,5 hectares, ampliando sua capacidade de armazenamento de água para irrigação. A nova estrutura irá abastecer uma área de 240 hectares, fortalecendo a estratégia da empresa de unir eficiência hídrica à sustentabilidade.
Atualmente, mais de 70% da água utilizada na fazenda de leite da RAR provém de processos de reutilização. Esse esforço consolidou a empresa como uma referência em boas práticas ambientais no setor. Em 2024, outras iniciativas sustentáveis possibilitaram uma economia de 1,2 milhão de litros de água por dia, provenientes de um sistema de reutilização implementado para a limpeza do free stall. Ao longo do ano, estima-se que a economia total foi de 438 milhões de litros.
“A construção dessa barragem é um marco fundamental em nossa estratégia de sustentabilidade. Além de garantir a irrigação de uma área expressiva, reforçamos nosso compromisso com a gestão responsável dos recursos hídricos. Nosso objetivo é conciliar produtividade com respeito ao meio ambiente, proporcionando resultados consistentes para nossos consumidores e parceiros”, afirmou Sergio Martins Barbosa, presidente executivo da RAR.
A construção da barragem faz parte de um conjunto de ações da empresa voltadas à sustentabilidade, respondendo aos desafios do setor em tempos de escassez de recursos naturais. A RAR segue investindo em tecnologias e infraestruturas que possibilitem o crescimento consciente e inovador.
Fonte: portaldoagronegocio