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Agronegócio

Aliança Agrícola: como visitas a propriedades de cooperados se transformaram em mais de 100 ações de melhoria na área de negócio

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A proposta buscou estreitar os vínculos entre colaboradores e cooperados por meio de visitas às propriedades. A ideia foi conhecer a história e especificidade de cada associado, entendendo as expectativas e buscando soluções que atendessem as necessidades dos produtores agrícolas.  

O projeto teve início ainda em 2019, mas foi no último ano que ganhou corpo e trouxe grandes resultados para a Castrolanda. Gerente de Insumos da área de Negócios Agrícola, Edson Martins de Oliveira destaca a importância da iniciativa para melhorar ainda mais o relacionamento com os cooperados. “Um dos pilares estratégicos da Castrolanda é o ‘Relacionamento com o Cooperado’. O programa surge como um canal fundamental para direcionar novos projetos, melhorar processos e criar uma aproximação das lideranças com o produtor, entendendo suas expectativas e criando soluções que atendam às necessidades”, explica. 

Durante o projeto, foram realizadas formações de 12 grupos de visitas às propriedades de cooperados.

Ao longo de foram mais de 50 colaboradores envolvidos, em 72 horas de contato direto com os cooperados – que chegaram a 48 participantes no ano. As visitas resultaram em um plano de ação com mais de 100 itens de melhoria no atendimento, projetos e processos, que devem ser trabalhados ao longo de 2023 dentro de cada setor específico da Castrolanda. 

Os bons números e as propostas de melhoria na área só foram possíveis por conta da metodologia por trás do funcionamento do projeto. O trabalho contou com o apoio das equipes de Estratégia e do de Projetos (PMO) da cooperativa ao longo de todo o processo de realização – desde a concepção do programa até a mensuração dos resultados. 

O Aliança Agrícola teve início com a formação de 12 grupos de visitas. Os times eram compostos por um líder – gestores ligados à gerência executiva ou colaboradores com uma proximidade maior junto aos cooperados – e por colaboradores responsáveis pelo apoio nas rotinas de trabalho. 

Na sequência foi a vez de encontrar os cooperados certos para integrar o programa. O principal critério utilizado na seleção foi o nível de engajamento dos associados em relação às transações nas áreas de Insumos e Sementes da Castrolanda, agrupando os nomes de acordo com o perfil de relacionamento. 

Após a definição, os grupos ficaram responsáveis pela preparação das visitas. O trabalho consistiu em levantar informações sobre a atuação do cooperado, como a forma de plantio, condições logísticas da propriedade, cultivares utilizados ou qualquer outra informação que possa nortear os trabalhos de visitação. 

As visitas foram divididas em quatro ciclos bimestrais e ocorreram entre os meses de abril e novembro. Nas propriedades o foco foi a coleta de informações junto aos cooperados, ouvindo cada um deles e entendendo as necessidades e principais dores no relacionamento com a Castrolanda.  

Ao final de cada bimestres, as informações coletadas eram levadas para uma reunião conjunta entre os líderes de cada grupo e a equipe de Governança. O objetivo é avaliar as informações coletadas e analisar as ações de melhoria. 

Em dezembro, já com as visitas concluídas e as informações lapidadas, a área de Negócios definiu um plano de ação em cada setor, além de escolher ações prioritárias para serem realizadas ao longo de 2023. Por conta dos bons resultados, o projeto já está confirmado para o próximo ano – inclusive com algumas mudanças para trazer ainda mais dinamicidade às ações. 

Fonte: portaldoagronegocio

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