A organização da 14ª Semana Arrozeira de Alegrete está finalizando os detalhes para o tradicional evento do setor arrozeiro no município da Fronteira Oeste. De 28 de maio a 03 de junho, a Associação dos Arrozeiros local promove palestras e outras atividades sob o tema central desta edição que será “Novos Mercados e Políticas Públicas para a Lavoura Arrozeira”. A programação ocorrerá no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles e no CTG Farroupilha.
De acordo com o presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Gustavo Thompson Flores, está quase tudo pronto para a Semana Arrozeira e iniciando as montagens no local do evento. “Os palestrantes todos confirmados e outros eventos se juntando ao nosso com o mesmo fim que é o de debater o arroz. A Câmara de Vereadores vai fazer um ato alusivo aos 40 anos do início do plantio direto de arroz no Brasil, que iniciou no interior de Alegrete. Quanto ao evento está tudo pronto aguardando o domingo com a missa e depois a terça-feira para iniciarmos as atividades no Parque de Exposições”, destacou, lembrando que o ato do legislativo municipal ocorrerá na segunda-feira pela manhã.
Na primeira noite de palestras, dia 30 de maio, serão debatidos os temas do clima, com o meteorologista Luiz Carlos Molion, e de exportações, com o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho. Já na segunda noite, 31 de maio, será a vez de tratar dos gargalos ambientais no agro com a secretária do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, e o secretário adjunto, Marcelo Camardelli.
Na terceira noite, dia 1º de junho, o assunto será a segurança jurídica no Brasil com o desembargador federal e ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Carlos Eduardo Thompson Flores, abordando a clareza das leis e interpretações das mesmas. E na quarta noite de debates, os senadores Luiz Carlos Heinze e Hamilton Mourão vão falar sobre o papel do Senado no agro e as perspectivas para os próximos anos.
Além disso, a Semana Arrozeira trará uma programação diurna com treinamentos e palestras técnicas. O evento começa no dia 28 de maio com a missa na Igreja Matriz e termina com o tradicional Baile do Arroz e homenagens. Informações podem ser obtidas no site semanaarrozeira.com.br.
Fonte: portaldoagronegocio