De acordo com levantamento realizado pela AgRural, o plantio da safra 2024/25 de soja no Brasil atingiu 4,5% da área prevista até a quinta-feira (3), uma evolução em relação aos 2% registrados uma semana antes, mas inferior aos 10% do mesmo período do ano passado. O estado do Paraná se destaca na liderança do processo, com um quarto de sua área já semeada, beneficiado por condições de umidade favoráveis. Em contrapartida, o ritmo de plantio em Mato Grosso é o mais lento desde a safra 2015/16, resultado das chuvas até agora insuficientes para a recuperação das reservas hídricas do solo.
As altas temperaturas e a falta de chuvas continuam a ser os principais obstáculos para o avanço do plantio de soja na maioria dos estados brasileiros. Neste momento, as atividades estão sendo realizadas apenas em talhões que apresentaram melhores índices de umidade ou em áreas irrigadas. A maior preocupação em Mato Grosso diz respeito à janela ideal para o plantio da safrinha de algodão, que ocorre em janeiro.
Avanço do plantio de milho verão chega a 37% no Centro-Sul do Brasil
A semeadura de milho verão para a safra 2024/25 também avança, alcançando 37% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil até a quinta-feira (3), comparado a 30% na semana anterior e em linha com o mesmo índice do ano passado, segundo dados da AgRural. As condições climáticas têm favorecido tanto o plantio quanto o desenvolvimento das lavouras nos estados do Sul, onde os trabalhos ainda estão concentrados. Recentemente, algumas áreas irrigadas de Minas Gerais também iniciaram a semeadura.
Fonte: portaldoagronegocio