Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Agroindústrias rurais recebem registro para comercialização de produtos de origem vegetal e animal

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Agroindústrias rurais recebem registro para comercialização de produtos de origem vegetal e animal

Os empreendimentos rurais Vila das Cabras, Delícias Gourmet Produtos Artesanais e Premium Comercial de Pescados receberam, na manhã da última quarta-feira (5), os certificados de registro na Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), vinculada à Secretaria de Agricultura do DF (Seagri). A emissão do certificado de registro habilita as agroindústrias que beneficiam, manipulam, fabricam, fracionam, industrializam ou armazenam produtos de origem vegetal e animal a comercializarem formalmente em todo o DF.

A produtora rural e proprietária da Vila das Cabras, Zélia Bonfim Poubel, produz queijos de cabra desde 2018, quando deu entrada no registro junto à Dipova com auxílio da Emater-DF. Atendida pelo escritório local em Sobradinho, a produtora possui um plantel com 34 cabeças de caprino e fabrica em torno de 30 a 40 peças de queijo de cabra por semana. De posse do certificado de registro, faz planos de aumentar o plantel e a produção.

“Não foi fácil chegar até aqui. Se não fosse a Emater-DF, eu já teria desistido. Eu perdia venda porque não tinha esse registro. Agora vou poder colocar meu produto nas prateleiras de padaria, mercados e lojas. Com aumento da demanda, vou também aumentar meu plantel de caprinos. Valeu a pena esperar”, disse a produtora.

Qualidade dos alimentos

O Secretário de Agricultura, Candido Teles, entregou os certificados ao lado da presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, e de servidores da Dipova. Segundo o dirigente, as agroindústrias rurais são instrumentos que geram emprego e renda no campo. Além disso, destacou o trabalho realizado pela Emater-DF, que transcende a assistência técnica.

“A Emater-DF é uma das melhores do país e tem um papel técnico e muitas vezes de conselheira. Os técnicos ouvem os produtores, aconselham, analisam a propriedade e propõem projetos tanto de agroindústria, quanto de crédito rural. Esse trabalho é realizado com muita dedicação e o resultado é a qualidade dos produtos fabricados”, avaliou.

Denise Fonseca destacou que as agroindústrias são uma forma do produtor rural tirar mais proveito da terra. “Formalizar esses empreendimentos rurais é garantir a produção de alimentos seguros e a segurança alimentar da nossa população, uma vez que os registros passam por ações de fiscalização e inspeção animal e vegetal”, afirmou.

A Emater-DF oferece o atendimento especializado em agroindústria, que é coordenado pela Gerência de Desenvolvimento Econômico e Social (Gedes/Emater-DF). A equipe conta com profissionais especializados em economia doméstica, medicina veterinária, engenharia de alimentos, técnica agroindustrial, dentre outras.  Os técnicos iniciam a assistência com a elaboração do diagnóstico da situação, em seguida, todas as etapas são acompanhadas de forma focada.

O atendimento especializado em agroindústria tem o objetivo de atender o produtor de forma personalizada, observando de forma bastante pontual as necessidades de cada unidade. O produtor é assistido desde a implantação da agroindústria até a fase de comercialização, tudo de forma muito individualizada.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.