A AGCO Agriculture Foundation (Fundação), organização privada voltada ao combate à fome por meio do desenvolvimento agrícola sustentável, anunciou uma parceria com o Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy (TNC) Brasil. Com um investimento de 300 mil dólares ao longo dos próximos 24 meses, a Fundação apoiará iniciativas da TNC Brasil focadas na adoção de práticas de agricultura regenerativa por parte dos agricultores do Cerrado.
A TNC Brasil foi uma das organizações selecionadas no Edital de Chamadas para Propostas de Subsídios (CAG) de 2023, com um projeto que busca aumentar a produtividade agrícola, restaurar ambientes naturais e conservar sistemas essenciais para a produção de água limpa e a captura de carbono.
Roger Batkin, Presidente do Conselho da AGCO Agriculture Foundation, afirmou que a parceria visa fortalecer a implementação de práticas agrícolas sustentáveis. “A Fundação segue seu compromisso de apoiar programas que contribuem para a alimentação sustentável do mundo. Vemos nesta parceria uma grande oportunidade de capacitar agricultores e suas comunidades, promovendo melhorias na qualidade do solo e ajudando a reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, declarou.
Ações do Projeto e Objetivos de Conservação
Com o apoio da AGCO, a TNC Brasil desenvolverá ações em duas frentes principais:
- Treinamentos em Agricultura Sustentável: Os agricultores da região de Nova Xavantina, em Mato Grosso, participarão de treinamentos práticos em um local de demonstração gerido pela Universidade Federal de Mato Grosso.
- Assistência Técnica: Será implementado um programa de capacitação técnica, em parceria com entidades locais, para treinar agrônomos e outros profissionais do setor.
O projeto beneficiará mais de 30 fazendas, totalizando 15.000 hectares de pastagens degradadas, além de capacitar pelo menos 50 técnicos agrícolas e 15 estudantes de pós-graduação nos próximos dois anos.
Julia Mangueira, Diretora do Cerrado da TNC Brasil, destacou a importância da restauração das pastagens degradadas como uma oportunidade estratégica para a conservação. “Este é um passo crucial para melhorar os meios de subsistência, restaurar solos, melhorar os sistemas hídricos agrícolas e promover a saúde do solo no Cerrado”, afirmou.
A TNC Brasil projeta expandir o programa de assistência técnica para atingir até 5.000 agricultores no Brasil nos próximos cinco anos.
Fonte: portaldoagronegocio