Sophia @princesinhamt
Agronegócio

ADAMA intensifica seu programa de sustentabilidade no campo e treinará milhares de produtores do Brasil até o fim do ano

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
ADAMA intensifica seu programa de sustentabilidade no campo e treinará milhares de produtores do Brasil até o fim do ano

A ADAMA (leia-se ADAMÁ), companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, vem desde 2019 investindo fortemente em treinamentos de boas práticas no campo com agricultores das principais regiões produtoras do país. Sob a plataforma do ADAMA C.U.I.D.A (Compromisso para o Uso Inteligente de Defensivos), a iniciativa é um dos compromissos de sustentabilidade da companhia e tem como meta neste ano capacitar milhares de agricultores, operadores e aplicadores dos principais estados agrícolas do país, como: Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. 

“É importante capacitarmos agricultores para otimizar o manejo fitossanitário das lavouras, reduzindo perdas por derivas e melhorando a qualidade das aplicações, por exemplo. Há estudos que indicam perdas de 20% a 50% nas aplicações, decorrentes de práticas inadequadas nos procedimentos operacionais e má utilização do pulverizador. Por isso, mais que uma responsabilidade, levar sustentabilidade ao campo é um compromisso da ADAMA”, destaca Marcelo Gimenes, gerente de Desenvolvimento de Mercado da companhia.

Uma das frentes da ADAMA em sustentabilidade é o compromisso com o uso sustentável de defensivos no campo, que é trabalhada desde a formulação de uma solução, passando pelo incentivo e valorização do uso consciente dos produtos, até o treinamento para garantir que a informação sobre a aplicação correta e segura do defensivo chegue aos agricultores. 

Marcelo Gimenes, gerente de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA

A ADAMA acredita que é importante capacitar além dos gestores das propriedades para que o uso inteligente dos defensivos seja de fato assegurado. “O principal, além de capacitar os proprietários das fazendas, é ir direto no operador, pois ele é o responsável que está ali no dia a dia e sabe dos desafios e das dificuldades no momento de aplicação. A mensagem assertiva para esse público é o que garante o aproveitamento das informações, resultando no uso correto, seguro e sustentável dos produtos fitossanitários no campo”, afirma Gimenes.

As ações possuem parte teórica e prática. Esta última envolve manuseio adequado dos produtos, dos equipamentos de proteção individual (EPI), instruções sobre a sequência correta de mistura de produtos em tanque e calibração dos pulverizadores. “Embora muitos produtos da ADAMA, por serem inovadores, eliminem a mistura em tanque, nosso curso é sobre como alcançar a melhor aplicação de acordo com o que o produtor tem na propriedade, garantindo máxima segurança e sustentabilidade na lavoura”, explica Gimenes.

Treinamentos do ADAMA C.U.I.D.A neste ano

No Rio Grande do Sul, em parceria com as principais cooperativas do estado, a ADAMA vem apoiando e implementando cursos sobre tecnologia de aplicação e boas práticas agrícolas. Além disso, a empresa vem realizando treinamentos sobre a melhor aplicação de herbicidas hormonais em vários municípios gaúchos. Nos meses de outubro e novembro, os produtores dos estados do Paraná, Goiás, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins receberão as equipes da ADAMA no ciclo de treinamentos com objetivo de promover ações de difusão e capacitação sobre boas práticas agrícolas em tecnologia de aplicação, visando a Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental das lavouras.

Mais sobre o ADAMA C.U.I.D.A

O ADAMA C.U.I.D.A é a plataforma que reúne os compromissos da ADAMA com a sustentabilidade. No pilar econômico, a plataforma tem levado conhecimento sobre o uso inteligente de defensivos a todo o Brasil. Somente na última safra, as ações aconteceram em mais de 80 cidades e capacitaram mais de 1,5 mil pessoas.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.