A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta quinta-feira (5) que a conclusão do aguardado acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul “está à vista”. Em visita à América Latina antes de uma cúpula crucial, sua presença no evento é vista como um indicativo de que um anúncio sobre o pacto está prestes a ser realizado.
O encontro de cúpula, organizado pelos países do Mercosul — Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai —, ocorre nesta quinta e sexta-feira em Montevidéu, Uruguai. Caso firmado, o tratado criará a maior zona de livre comércio do mundo, abrangendo os 27 países da UE e os membros fundadores do Mercosul.
Apesar do otimismo europeu, o governo francês reiterou sua oposição ao acordo nos termos atuais. O presidente Emmanuel Macron classificou o pacto como “inaceitável” e comunicou à von der Leyen que a França não pode concordar com os moldes negociados até o momento, segundo informações da agência Reuters.
Pressão crescente para uma decisão
Nas últimas semanas, a Comissão Europeia enfrenta forte pressão para decidir sobre a assinatura do acordo. Em Bruxelas, prevalece o entendimento de que as negociações já avançaram o suficiente e que o momento de tomar uma decisão chegou.
Sabine Weyand, diretora-geral de Comércio da Comissão Europeia, declarou na última terça-feira que as discussões agora ocorrem “a nível político”, indicando o encerramento das etapas técnicas.
No Uruguai, o presidente Luis Lacalle Pou incluiu uma reunião “a confirmar” com von der Leyen em sua agenda oficial, reforçando as expectativas em torno de um possível anúncio durante a cúpula.
Com informações da France Presse.
Fonte: portaldoagronegocio