Cotton Brazil, programa internacional de desenvolvimento de mercado para algodão brasileiro promovido pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), em parceria com Anea e ApexBrasil, realizou edições do Cotton Brazil Outlook, em Hanói, Vietnã, no dia 22 de novembro e em Ho Chi Minh City, no dia 25. Os eventos fazem parte da Missão comercial no país, formada por uma delegação de cotonicultores brasileiros, que realizou visitas e reuniões com indústrias têxteis e organizações setoriais vietnamitas. A agenda dos eventos concentrou-se na promoção do algodão brasileiro exportado como sendo confiável, sustentável, rastreável e de alta qualidade.
A indústria global de algodão está enfrentando escassez de oferta, com o mercado asiático sendo impactado em todos os níveis, desde produtores até comerciantes. Países asiáticos como o Vietnã exigem algodão importado para suprir a indústria têxtil local. Esse aumento na demanda por algodão importado de alta qualidade abriu caminho para a ascensão do Brasil como um importante player na indústria da pluma; sendo o quarto maior produtor da fibra e o segundo maior exportador, globalmente.
Nos últimos 4 anos, o Brasil mais que dobrou sua produção de algodão com 1,3 milhão de toneladas na safra 2015/2016 aumentando para aproximadamente 3 milhões de toneladas na safra 2019/2020. Isso foi alcançado principalmente por meio do aproveitamento da tecnologia agrícola de ponta e da adoção da prática agrícola sem irrigação, presente em mais de 90% das fazendas brasileiras de algodão. Na safra 2021/2022, a potência agrícola forneceu 275 mil toneladas ao Vietnã.
O Vietnã é o 2º maior importador de algodão brasileiro e o 3º maior importador de pluma, globalmente. A indústria têxtil do Vietnã representa quase 13% das exportações totais brasileiras e está avaliada em US$ 38,9 bilhões. O algodão brasileiro detém, hoje, uma participação de 19%, neste mercado. Prevê-se que essa participação aumente, com o compromisso do Brasil em entender as necessidades e preocupações do mercado vietnamita.
A oferta brasileira de algodão deve voltar a crescer este ano, com a Abrapa estimando que a área cultivada será superior a 1,6 milhão de hectares – um aumento de 15% – em relação ao ano anterior. Com o aumento da área plantada, a Abrapa prevê um crescimento de 20%, na safra 2022/2023, com uma produção de quase 2,5 milhões de toneladas, marcando a segunda melhor safra do algodão brasileiro da história. O Brasil embarcou 1,519 milhão de toneladas no período de agosto de 2021 a abril de 2022, gerando uma receita de US$ 2,827 bilhões de dólares. O país projeta embarques totais de 1,8 milhão de toneladas para o próximo ciclo, com previsão de 2,2 milhões de toneladas para o período de 2023 a 2024.
O alto volume de algodão produzido e exportado pelo país é consistentemente de alto padrão, ao mesmo tempo em que é sustentável. O algodão brasileiro é certificado pelo programa ABR (Algodão Brasileiro Responsável) e licenciado pela Better Cotton Initiative (BCI), um grupo sem fins lucrativos que promove práticas agrícolas sustentáveis para a produção de algodão, globalmente. Para promover o controle de qualidade em toda a cadeia de abastecimento da indústria, o algodão brasileiro também é monitorado pelo programa de controle de qualidade do algodão da Abrapa, chamado Standard Brasil HVI (SBRHVI), que realiza testes de laboratórios de classificação de algodão parceiros em todo o país e possui uma taxa de confiabilidade de teste de 97%. Além disso, a Abrapa também desenvolveu um sistema de identificação de fardos de algodão (SAI) em que a tecnologia QR code é colocada nas etiquetas dos fardos para fornecer acesso rápido aos dados de qualidade, origem, classificação HVI e certificações socioambientais; garantindo a rastreabilidade dos fardos de algodão.
Lançada no final de 2020, a missão global de Cotton Brazil é promover o comércio de algodão do Brasil para os mercados internacionais e oferecer à indústria têxtil global uma produção e fornecimento de algodão confiável e de alta qualidade. Cotton Brazil busca fortalecer os programas de sustentabilidade, qualidade e rastreabilidade e atender às mudanças nas demandas dos consumidores B2B internacionais.
Durante o evento, quatro pilares principais foram explorados:
- Qualidade e Produção –reforçou a confiabilidade do programa de controle de qualidade do algodão brasileiro e quais são os principais indicadores de HVI, da safra atual.
- Sustentabilidade – destacou o programa de certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável) e seu compromisso em garantir que a cotonicultura realiza uma produção socialmente responsável e ambientalmente sustentável.
- Rastreabilidade – evidenciou a transparência, confiabilidade e funcionalidades da plataforma de rastreabilidade
- Exportações –explorou os principais desafios da oferta global e alternativas para atender a demanda de produção e abastecimento.
“Acreditamos na utilização da mais recente tecnologia disponível na agricultura reduzir os efeitos ambientais nocivos. Ao nos concentrarmos em nossos quatro pilares principais, podemos criar uma indústria de algodão sustentável, sem comprometer a qualidade e a demanda. Com esses eventos, esperamos fortalecer nosso relacionamento com nossos principais parceiros no Vietnã, mostrando nosso compromisso em entender os desafios de seu mercado e como podemos superá-los para criar um futuro sustentável juntos” destacou Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa.
No futuro, o programa visa aumentar ainda mais a participação do Brasil nos principais mercados compradores de algodão, com planos em andamento para aumentar a capacidade de produção para atender às crescentes demandas do mercado asiático. Por meio de suas atuais e futuras parcerias estratégicas e ativações de eventos, o programa continuará a conscientizar o mercado sobre a qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade do algodão brasileiro.
Sobre Cotton Brazil
Cotton Brazil é uma iniciativa liderada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA) com o apoio da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e da ANEA (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão) com o objetivo de promover o algodão brasileiro no mercado internacional.
Fonte: portaldoagronegocio