Na noite de ontem, 11 de junho, foi oficialmente aberta a 19ª edição da Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite) no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A cerimônia contou com a presença de diversas lideranças do agronegócio e do cenário político. Domício Arruda, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, ressaltou a importância da pecuária leiteira para a economia nacional e os avanços recentes no setor.
“Estamos lançando novos índices e avaliações dentro do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando, que permitirão aos criadores selecionar vacas mais produtivas e sustentáveis. É uma tecnologia moderna e segura disponível para todos os criadores da raça”, destacou Arruda.
Durante a solenidade, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, anunciou o lançamento do programa Cemig Agro. Desenvolvida pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a iniciativa visa melhorar o fornecimento de energia e o atendimento aos produtores rurais mineiros. “Estamos criando um canal específico para atender os produtores rurais, tratando de problemas de instabilidade na rede, falta de energia ou qualquer outra dificuldade enfrentada nas propriedades rurais. É um investimento significativo da Cemig”, reforçou o vice-governador.
Simões também anunciou a prorrogação, por mais 90 dias, da suspensão da concessão de benefícios fiscais às empresas importadoras de leite em pó de outros países. Com essa medida, essas empresas continuarão a pagar o ICMS de 18% na comercialização dos produtos importados.
O evento também foi marcado pela entrega do Mérito Girolando 2024, que homenageou personalidades que têm contribuído para o avanço do setor leiteiro. Entre os agraciados estavam o vice-governador Mateus Simões, o deputado federal Rafael Simões, o secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro, Evandro do Carmo Guimarães, o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinícius Gualberto Barbosa da Silva, a professora da Universidade Federal de Santa Maria, Pamela Itajara Otto, o jurado da raça Girolando e ex-superintendente Técnico da Girolando, Celso Ribeiro Ângelo de Menezes, e os criadores Nelson Ariza, Getúlio Vilela de Figueiredo e Maurício Silveira Coelho.
Programação da Megaleite 2024
A Megaleite 2024 continua até sábado, com uma programação repleta de competições de animais, fazendinha, exposição de bovinos de várias raças leiteiras, leilões, reuniões e outras atrações. Nesta quarta-feira, ocorrerão reuniões da Subcomissão Permanente do Leite (Subleite), da Comissão Técnica de Pecuária de Leite, da FABB (Frente das Associações de Bovinos do Brasil), do Comitê Gestor do Fundo de Investimento do PMGG e dos núcleos conveniados ao Programa de Fomento da Raça Girolando.
Além disso, haverá a palestra “Boas Práticas de Manejo em Criação de Bezerras Girolando”, ministrada por Marlucie Alves, no estande do Núcleo das Gerais. As competições de animais na pista de julgamento também terão início, e podem ser acompanhadas pelo público presente.
Fonte: portaldoagronegocio