Em busca de maior produtividade e rentabilidade para seu rebanho leiteiro, o produtor Durval Costa, da Agropecuária Imaculada Conceição, localizada no interior de Minas Gerais, aderiu ao programa GENEadvance da ABS, líder no mercado de genética bovina. Com um plano genético personalizado, tecnologias de ponta e resultados respaldados por testes genômicos, o programa tem transformado a produção de leite em diversas fazendas no Brasil.
“Entramos para o GENEadvance em julho deste ano, com o objetivo de conhecer melhor o nosso plantel. Em setembro, recebemos os resultados dos testes genômicos realizados em parte das nossas fêmeas. Essa análise nos permitiu identificar características importantes dos animais e corrigir falhas nas anotações das inseminações anteriores. A ferramenta tem sido crucial para direcionar a produção de leite e tomar decisões mais precisas”, afirma Durval Costa.
Com a identificação das melhores fêmeas, o produtor pode utilizar tecnologias avançadas para acelerar o melhoramento do rebanho. “As vacas de alto desempenho são inseminadas com o Sexcel, sêmen sexado da ABS, com o objetivo de gerar fêmeas de alto desempenho. Já as vacas de baixo desempenho são inseminadas com o Beef InFocus, a melhor genética de corte disponível, garantindo bezerros com maior desempenho e valorização”, explica Raul Andrade, Gerente de Contas Estratégicas Leite da ABS.
O programa GENEadvance tem gerado impactos positivos na produção de leite em diversas regiões do país. Em Coromandel (MG), o programa tem conquistado sucesso. Recentemente, o município sediou o 4º Encontro do Circuito GENEadvance, reunindo mais de 50 participantes, entre produtores de leite e médicos veterinários.
“Foi uma excelente oportunidade para compartilhar informações sobre melhoramento genético, o software de gerenciamento de rebanhos Bovisync e apresentar os resultados das fazendas participantes do programa na região. Este modelo de genética é pioneiro, pois permite um planejamento muito específico, por meio de índices customizados, para exercer maior pressão de seleção no rebanho”, destaca Nathalia Bortoletto, Técnica Leite da ABS.
Durante o evento, os participantes visitaram três fazendas que integram o programa: Agropecuária Imaculada Conceição, Fazenda Ataque Gameleira e Fazenda Coroada. “Sempre buscamos agregar as novas tecnologias do mercado para tornar a produção de leite mais rentável. A parceria com a ABS tem trazido muitas vantagens para nossa fazenda. Além disso, a empresa conta com um quadro de profissionais altamente capacitados e presentes na região, o que contribui para o nosso crescimento”, finaliza Durval Costa.
Fonte: portaldoagronegocio