Sophia @princesinhamt
Agronegócio

A 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador chega a Belo Horizonte, a capital do cavalo em 2021

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Entre os dias 17 e 29 de julho será realizada a 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque Bolivar de Andrade (Parque de Exposições da Gameleira), em Belo Horizonte (MG). Iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), o evento é considerado um dos maiores da América Latina que reúne apenas uma única raça, além de ser o maior evento privado, depois do Carnaval, que reúne milhares de pessoas, movimentando a economia e o turismo na capital mineira.

Realizada anualmente, desde 1982, no Parque da Gameleira, a Nacional comemora Bodas de Esmeralda em 2023, um momento muito especial para celebrar quatro décadas de evolução do evento que é o mais esperado pelos criadores e fãs da raça. “Além de promover o encontro de criadores dos quatro cantos do país, ele é vitrine da beleza, marcha, raça e qualidade de sela do Mangalarga Marchador”, destaca a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez.

Para este ano, a expectativa da organização é que mais de 200 mil visitantes passem pelas atrações da exposição ao longo dos 13 dias de evento. Cerca de 500 expositores e mais de mil animais estarão presentes na edição que conta com programação variada para o público em geral, produtores rurais, empresários, profissionais liberais e pessoas ligadas ao agro. Concursos de marcha, provas funcionais e sociais, servirão para o julgamento dos animais participantes, provenientes de todas as regiões do Brasil. Palestras técnicas com especialistas e provas esportivas também fazem parte do calendário.

Segundo Cristiana, o foco é proporcionar um ambiente favorável aos negócios, incentivar a troca de experiências e fomentar o mercado de equinocultura no Brasil. “O setor movimenta cerca de R$30 bilhões. Nossa exposição está inserida nesse contexto. Estamos entusiasmados com essas décadas de história e honrados de estarmos aqui para comemorar a evolução da raça”, acrescenta.

O evento conta com atrações para toda a família, entre shows, estandes diversificados e circuito gastronômico com deliciosas opções. Para a criançada, haverá espaço kids e minifazenda. A edição deste ano será transmitida e comentada ao vivo pela bancada do Resenha do Marchador, um programa interativo do portal ABCCMM (abccmm.org.br).

A raça Mangalarga Marchador é originária do Sul de Minas Gerais, há mais de 200 anos. Hoje, os animais estão presentes em todos os estados brasileiros e também no exterior, com um plantel de 717 mil animais registrados. 

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.