A 9ª Feira de Agronegócios do Abacaxi vai movimentar Aparecida de Minas, distrito de Frutal, no Triângulo, de 3 a 6 de agosto. Os participantes vão poder conferir palestras, Dia de Campo, exposições, rodadas de negócios e shows. A região é considerada a maior produtora do abacaxi da espécie Pérola no estado. A produção mineira é a terceira do ranking no país, e boa parte procedente de Aparecida de Minas, onde são colhidos nove milhões de frutos anualmente.
A analista do Sebrae Minas Joana Rafaela destaca que o evento é importante para trazer conhecimento e oportunidade de vendas, visto que, em 2022, a feira movimentou R$ 16 milhões em negócios. Os produtores podem negociar diretamente com os expositores, o que permite conseguir preços mais atrativos.
Neste ano, o evento deve reunir cerca de 300 produtores da região, 20 expositores e diversas capacitações. “Aparecida de Minas já se consolidou como a ‘Terra do Abacaxi’, e a feira é realizada para promover a socialização de informações tecnológicas, com troca de experiências entre os produtores e técnicos”, afirma a analista.
Programação
A abertura oficial do evento, no dia 3 de agosto, às 17h, será com a palestra ministrada pelo coordenador de desenvolvimento de mercado da Microgeo, Luiz Sérgio Costa, sobre o tema “Aplicações e resultados de adubo biológico em diversas culturas”. No segundo dia, os produtores vão poder participar de um Dia de Campo. Durante o evento, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vão apresentar uma novidade: o desenvolvimento de variedades de abacaxi mais resistentes à fusariose, uma doença causada por fungos, considerada a maior praga das lavouras de abacaxi pérola.
A Feira traz ainda uma palestra sobre benefícios da utilização de fertilizantes organomineral bioativo em culturas do Cerrado. O tema será apresentado pelo diretor de pesquisas da Biogenesis, Jerferson Klein. A programação também incluiu momentos para prospecção de negócios, além de diversos shows. A 9ª Feira do Abacaxi de Aparecida de Minas é realizada pelo Sebrae Minas em parceria com a Coopercisco e a Prefeitura de Frutal.
Cooperar para crescer
A Coopercisco foi fundada em 2016, quando os produtores de abacaxi de Aparecida de Minas recorreram ao Sebrae em busca de alternativas para ampliar o acesso ao mercado, e encontraram no cooperativismo uma solução. Hoje, a Coopercisco reúne 22 agricultores, e a cultura da cooperação tem favorecido a redução de custos com agroquímicos por meio da compra conjunta, a equiparação de preço do fruto e a troca de conhecimento.
O vice-presidente da cooperativa, Julio Cesar Leonel, afirma que as ações e os cursos oferecidos pelo Sebrae Minas foram determinantes para capacitar os produtores e agregar valor ao produto. “As consultorias de marketing e finanças nos permitiram enfrentar as negociações nos grandes centros, e agregar valor ao nosso produto”, finaliza.
Fonte: portaldoagronegocio