Em seu segundo final de semana, o carnaval de rua do Rio de Janeiro contarĂĄ com apresentaçÔes de cerca de 15 blocos, por diversas regiĂ”es da cidade. No Ășltimo sĂĄbado (1Âș) começou a folia oficial dos desfiles autorizados pela prefeitura que contam com o apoio dos serviços pĂșblicos. No inĂcio de janeiro, houve a abertura nĂŁo oficial dos blocos de rua na capital fluminense.
Segundo a Empresa de Turismo do MunicĂpio do Rio de Janeiro (Riotur), o destaque fica para o domingo (9), que terĂĄ o desfile de dez agremiaçÔes. Entre elas, estĂĄ o megabloco âSerĂĄQAbre?â, que estreia na Rua Primeiro de Março com a presença de artistas como Pablo Vittar, Juliette, XamĂŁ, Pocah, Tilia, Naldo Benny, Bibi Babydoll e Diego Martins.
Neste final de semana, a maior parte dos blocos desfilarå na zona norte do Rio, que terå sete agremiaçÔes. A região é seguida pela zona sul, com quatro cortejos, depois centro (3) e zona oeste (1).
A segunda semana de prĂ©-carnaval na cidade começa no sĂĄbado (8), a partir das 9h, em SĂŁo Conrado, com o desfile do bloco âChame Genteâ, inspirado na malandragem carioca e na profanidade baiana. A folia segue na parte da tarde, com desfiles dos blocos âOs 20 de Ouro do Mestre Odilonâ, a partir das 13h, no Zumbi, na Ilha do Governador; seguido pelo âIndependente do Morro do Pintoâ, no Santo Cristo, no centro, Ă s 16h; e pelo âCarnaval e Bloco Folia do Largo do SapĂȘâ, em Bento Ribeiro, no mesmo horĂĄrio. Os desfiles terminam à s 17h, com o âBloco da Praiaâ, de Pedra de Guaratiba, zona oeste da cidade.
No domingo (9), Ă© a vez do âSerĂĄqAbre?â, Ășnico megabloco do final de semana, atrair milhares de pessoas para a Rua Primeiro de Março, no centro, Ă s 7h. Em sua estreia no circuito oficial, a agremiação apresenta estrelas entre as atraçÔes do seu trio elĂ©trico. Com a proposta de celebrar a diversidade do carnaval carioca, o megabloco promete uma atração surpresa, alĂ©m das anunciadas, para animar ainda mais os foliĂ”es.
No mesmo dia, outras dez agremiaçÔes ganharĂŁo as ruas da cidade. Na zona sul, o âMini Seres do Marâ e o âCaminhadinhaâ, dois blocos infantis, planejam começar a festa Ă s 8h, com desfiles no Flamengo e no Largo dos LeĂ”es, no HumaitĂĄ, respectivamente. TambĂ©m no HumaitĂĄ, o tradicional âSĂł Caminhaâ apresenta seu cortejo, a partir do meio-dia.
Na zona norte, trĂȘs blocos comandam a festa, em diferentes bairros, a partir das 14h: a âBanda Cultural do JilĂłâ, na Tijuca; o âCarijĂłâ, na Freguesia (Ilha do Governador); e a âBanda da Zulmiraâ, no MaracanĂŁ. Ainda na regiĂŁo, o âG.R.B.C Turma do Gato Futebol e Sambaâ faz a festa em Pilares, a partir das 16h. A âAssociação Bloco Carnavalesco Coração das Meninasâ, na SaĂșde, e o âCarnavalesco XodĂł da Piedadeâ, em Piedade, atraem seus foliĂ”es com desfiles programados para o mesmo horĂĄrio.
Com a expectativa de atrair cerca de 6 milhÔes de pessoas em 37 dias de folia, o carnaval de rua 2025 terå, até o dia 9 de março, 482 apresentaçÔes espalhadas por diversas regiÔes do Rio. O centro serå palco de 128 desfiles, mas a folia também estarå garantida nas zonas norte, sul e oeste, além de Grande Tijuca, Ilhas e Jacarepaguå.
A programação completa dos cortejos, com data, horĂĄrio e percurso, estĂĄ disponĂvel no aplicativo Blocos do Rio 2025, em todas as plataformas digitais. A ferramenta Ă© gratuita e funciona por geolocalização. A lista tambĂ©m estĂĄ disponĂvel no site Carnaval de Rua, que reĂșne, alĂ©m do calendĂĄrio dos desfiles, notĂcias sobre os blocos e mais informaçÔes.
Fonte: viagemeturismo