Tecnologia

África inaugura agência espacial para exploração do espaço

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Há quem acredite que as pirâmides do Egito foram feitas por seres de outro planeta. Verdade ou mito, o fato é que agora o país abriga a primeira sede da Agência Espacial Africana (AfSA, na sigla em inglês).

A inauguração aconteceu na segunda-feira 21. A agência é um órgão de cooperação entre as nações da União Africana, bloco formado por 55 países. Assim como o restante do mundo, a África não quer ficar fora da exploração do espaço — e, claro, dos benefícios dessa empreitada.

O evento contou com representantes de outras agências globais. Entre elas, a norte-americana Nasa, as agências espaciais do Japão, dos Emirados Árabes Unidos, da Itália e da França, além da European Space Agency (ESA) — considerada a principal entidade de exploração espacial da União Europeia.

Durante a cerimônia, a AfSA e a ESA assinaram um memorando de entendimento. O acordo visa ao fornecimento técnico para o desenvolvimento institucional da nova agência. Por meio dele, os africanos pretendem participar de iniciativas conjuntas de treinamento e programas de observação da Terra, voltados ao monitoramento climático e à gestão de recursos naturais.

Como surgiu a agência da África para explorar o espaço?

A proposta de criação da AfSA remonta a 2016, quando a União Africana aprovou a Política e Estratégia Espacial Africana. O ato nasceu com uma missão clara: usar o espaço como ferramenta estratégica para resolver os desafios próprios das nações do continente. Dois anos depois, em 2018, uma cúpula do bloco aprovou oficialmente a futura criação da AfSA, concretizada agora com a inauguração da sede no Cairo.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.