A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) participou nesta terça-feira (09), da Consulta Pública promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que tratará da proposta de ampliação da Estação Ecológica de Taiamã. O encontro foi realizado no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres e contou com a participação da Equipe Técnica e dos Diretores Regionais da entidade, Neto Gouveia e Ida Beatriz.
A Acrimat tem acompanhado de perto todo o processo, que impacta diretamente a atividade pecuária na região. A entidade já esteve presente recentemente na reunião realizada em Poconé, sobre a ampliação do Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, reforçando a necessidade de transparência, diálogo aberto e a garantia de que os interesses dos produtores rurais sejam ouvidos durante a tomada de decisão.
De acordo com a associação, a consulta pública é um momento essencial para que os pecuaristas e a sociedade possam entender as implicações da proposta de ampliação da unidade de conservação, além de apresentar questionamentos e sugestões.
“Estamos comprometidos em levar a voz dos produtores para dentro dessas discussões. É fundamental que qualquer decisão leve em consideração a realidade de quem vive e produz nessas regiões, preservando o equilíbrio entre conservação ambiental e desenvolvimento econômico”, destacou o presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Jr.
Com a presença em Cáceres, a Acrimat reafirma sua atuação institucional em defesa da pecuária mato-grossense, reforçando a importância da participação dos produtores nesses espaços de diálogo.
Fonte: cenariomt