Um veículo avançou sobre uma multidão em Munique, Alemanha, e deixou cerca de 20 pessoas feridas nesta quinta-feira, 13. O incidente ocorreu a 500 metros da estação central de trem.
O atropelamento mobilizou uma grande operação policial. Helicópteros de resgate foram enviados para socorrer as vítimas, algumas em estado grave, conforme o jornal alemão Focus. A polícia local prendeu o motorista no local e isolou a área.
+
As autoridades estão buscando informações que possam esclarecer as causas do crime e pedem a colaboração da população. O incidente aconteceu durante uma manifestação vinculada a uma greve do sindicato Verdi, segundo a emissora BR.
Testemunhas descreveram cenas de desespero, com pessoas “sentadas no chão, chorando e tremendo”.
Atropelamento na Alemanha ocorre às vésperas de Conferência de Segurança de Munique
O atropelamento ocorreu perto do local que sediará a Conferência de Segurança de Munique, que começa nesta sexta-feira, 14. O evento reunirá líderes de diversos países, como o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Ambos devem chegar à cidade ainda nesta quinta.
O perfil da Conferência de Segurança de Munique se manifestou sobre o atropelamento em uma mensagem no Twitter/X. “Ficamos profundamente tristes ao saber que um trágico incidente ocorreu nesta manhã no centro de Munique, no qual um veículo atropelou uma multidão de pessoas. Nossos pensamentos estão com as vítimas e suas famílias. Os serviços de emergência estão no local, e as investigações estão em andamento para determinar a causa desse incidente. Pedimos a todos que mantenham a calma e sigam as instruções das autoridades.”
O incidente remete a outros ataques recentes no país. Em dezembro, um atropelamento em uma feira de Natal no sul da Alemanha deixou cinco mortos e dezenas de feridos. Em agosto, um ataque a facas no oeste do país deixou três mortos e oito feridos. O grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque.
Fonte: revistaoeste