Carros & Motos

Acidente com carro voador da Xpeng: ensaio resulta em feridos

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Carro voador da chinesa Xpeng cai em ensaio, deixando feridos

Dois carros voadores da Xpeng Aeroht colidem e caem durante um ensaio na China. Um passageiro ficou ferido no acidente, que levanta questões sobre a segurança dos eVTOLs.

Dois veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOLs) da Xpeng Aeroht, a unidade de carros voadores da Xpeng, colidiram e caíram durante um ensaio para o Show Aéreo de Changchun, na China.

Carro voador da Xpeng Aeroht cai em ensaio, deixando feridos

O acidente, ocorrido em 16 de setembro, resultou em ferimentos em pelo menos um passageiro, que foi levado ao hospital. A causa da colisão ainda é incerta, pois a Xpeng Aeroht não emitiu um comunicado oficial.

A Xpeng Aeroht é uma das empresas líderes no desenvolvimento de veículos voadores modulares e eVTOLs. A empresa ganhou destaque no ano passado com o primeiro voo público de seu “Porta-Aviões Terrestre” (Land Aircraft Carrier), que já acumula mais de 2.000 encomendas.

2025 word2
Carro voador da Xpeng Aeroht cai em ensaio, deixando feridos: Foto: Car News China

O acidente

O evento em questão era o ensaio para o Changchun Air Show 2025, programado para começar em 19 de setembro. Uma fonte próxima ao caso informou que o passageiro ferido não corre risco de vida. A colisão levanta questões importantes sobre a segurança e a complexidade do ambiente de operação em baixa altitude.

Os eVTOLs podem ser operados de forma autônoma ou manual, e falhas podem ocorrer tanto por problemas no equipamento, erro de planejamento de rota ou, até mesmo, por falha humana. O incidente serve como um lembrete da necessidade de esforços contínuos para garantir a segurança dos veículos aéreos.

Com acidentes como este, você se sentiria seguro para entrar em um carro voador no futuro? Qual você acredita ser o maior desafio para a popularização dos eVTOLs? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia aqui: Embraer prevê 30 mil carros voadores até 2045 e mira mercado brasileiro de mobilidade aérea


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.