A declaração foi feita às vésperas da vistoria técnica à obra, que será realizada neste domingo (12) e marcará a entrega oficial da estrutura física pela empreiteira à Prefeitura.
“Olha, eu quero que em 30 dias, agora, a gente já coloque ele para funcionar. Quero concluir ele funcionando dentro desse ano”, disse.
Abilio destacou que vai conversar com a Secretaria Municipal de Saúde para analisar a possibilidade de migrar os serviços da Santa Casa de Misericórdia, atualmente em processo de leilão, para a nova unidade de atendimento infantil.
“Talvez a gente migre os serviços da Santa Casa para o Centro Médico Infantil. Se migrar toda aquela estrutura que tem lá para poder comportar… Lá tem quatro pediatras, nós temos sete consultórios de pediatria. Lá não tem atendimento odontológico 24 horas para criança; aqui tem. Lá tem três leitos de sala vermelha, três de sala amarela e seis de sala verde. Aqui nós vamos ter dez leitos de medicação, dez de sala verde, dez de sala amarela e dez de sala vermelha”, detalhou.
O prefeito explicou que a expectativa é iniciar os atendimentos ainda neste ano, antes do período de aumento nos casos de arboviroses, quando cresce a demanda por atendimento pediátrico na rede pública.
“O período que a gente chega no final de ano e início do ano que vem, nós já temos as arboviroses. Foi o que aconteceu nesse ano, que a Santa Casa chegou a fechar duas, três vezes. As UPAs não suportavam, e a Santa Casa era o lugar mais procurado. Eu acredito que o Centro Médico Infantil vai passar a ser esse lugar mais procurado”, afirmou.
O Centro Médico Infantil, localizado ao lado do antigo Hospital e Pronto-Socorro Municipal, na Avenida General Valle, recebeu investimentos de R$ 11,8 milhões e será o primeiro hospital 100% pediátrico de Cuiabá. A obra, iniciada em agosto de 2023 durante a intervenção estadual na Saúde, foi retomada em janeiro de 2025 por determinação de Abilio, que ampliou o escopo e readequou o projeto para transformá-lo em uma unidade exclusiva para o público infantil.
Fonte: Olhar Direto