Política

Abilio apoia terceirização da gestão escolar: diretores voltarão às salas de aula

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

– O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou nesta quinta-feira (7) que pretende avançar com o projeto de terceirização da gestão administrativa das escolas da rede municipal. A proposta prevê que professores que hoje exercem a função de diretores retornem às salas de aula.

“Eu já falei para ele [Amauri Monge, secretário municipal de Educação] que eu não quero fazer esse procedimento [processo seletivo para diretores]. Só farei esse procedimento em último caso. Eu gostaria de terceirizar a direção da rede municipal escolar. Esse é o meu desejo”, declarou o prefeito durante entrevista à imprensa.

Abilio explicou que a mudança não atingirá a parte pedagógica das escolas, que seguirá sob responsabilidade da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. “Seria mais o diretor, o secretário, a merenda escolar é uma dessas pautas”, exemplificou.

A proposta surge em meio a um embate entre a gestão municipal e servidores da Educação. Recentemente, o prefeito recuou de um projeto de lei que retiraria o pagamento do terço de férias referente ao recesso de julho dos professores, após resistência da Câmara Municipal e pressão da categoria. Na ocasião, Abilio expressou insatisfação com os resultados da rede municipal de ensino.

Além da terceirização, o prefeito voltou a citar a possibilidade de implantar escolas cívico-militares em Cuiabá. “Nós já estamos discutindo a questão da terceirização da gestão, não a parte pedagógica, a gestão. E, se necessário, e se a gente encontrar parcerias, fazer escolas cívico-militares também. Não vejo problema nenhum”, completou.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.