Turismo

Abílio anuncia fusão de secretarias em Cuiabá e novo cargo para articulação com a Câmara: entenda as mudanças

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta quinta-feira (4), em coletiva no Palácio Alencastro, mudanças na estrutura administrativa do município. Além da fusão de secretarias de turismo e agricultura, a principal novidade é a criação do cargo de Secretário Municipal de Relações Institucionais com o Poder Legislativo, cuja função será articular diretamente a relação entre o Executivo e a Câmara de Vereadores.

Com o reordenamento, a nova pasta será a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura. O secretário escolhido por Abilio para comandar a super secretaria será Fernando Medeiros. Já Felipe Corrêa (PL), que estava no lugar do vereador Chico 2000 (PL) será o Secretário Municipal de Relações Institucionais.

O projeto de lei complementar com as alterações foi encaminhado em caráter de urgência para análise dos parlamentares, foi lido na sessão desta quinta-feira (4) e deve ser votado na próxima sessão entre os vereadores.

Essa é a terceira fusão de secretárias que o prefeito promove defendendo o corte de gastos. Outras fusões ocorreram com a Secretaria de Segurança com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e a mais recente, na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Segundo o prefeito, a fusão das pastas deve gerar uma economia de R$ 15 milhões até o fim do ano.

A fusão das secretarias também resultará em demissões no setor, segundo explicou Abilio.

“O [ponto] forte do turismo da nossa cidade é o de negócios. Também somos um Hub de turismo natural. Serão cerca de 60 demissões, por conta da redução dos contratos com as terceirizadas”, contou.

A proposta, segundo Abilio, pretende racionalizar recursos, evitar duplicação de funções administrativas e concentrar em uma única estrutura as políticas de fomento econômico, geração de emprego, turismo e agricultura.

Ele destacou que não haverá aumento de cargos comissionados nem de despesas, já que a mudança prevê apenas a redistribuição de servidores e estruturas existentes.

Com a nova secretaria, todos os contratos, convênios, bens e responsabilidades das duas pastas extintas serão incorporados à SDTA. Já o cargo de Secretário de Relações Institucionais foi defendido como ferramenta para “fortalecer o diálogo e garantir maior alinhamento entre Executivo e Legislativo”.

A gestão também reforçou que a alteração está em consonância com a Lei Complementar nº 555/2025, sancionada no início do ano, e que a reedição do texto servirá para consolidar todas as mudanças na estrutura organizacional da Prefeitura.

O “novo” cargo

Segundo o texto enviado à Câmara, o novo secretário ficará vinculado à Secretaria Municipal de Governo e será responsável por acompanhar a tramitação de proposições legislativas, atender demandas dos vereadores e atuar como interlocutor direto do Executivo nas negociações políticas.

A função inclui ainda apoiar o envio de projetos de lei e outras proposições à Casa, monitorar o andamento de matérias de interesse da Prefeitura e contribuir para a construção de consensos entre os poderes.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.