CENÁRIO POLÍTICO

Abílio acusa estudantes de fazerem gesto polêmico em foto com Mauro Mendes e Barroso: ”isso não é exposição?”

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), se defendeu das críticas que tem recebido por publicar vídeo nas redes sociais com estudantes de uma escola estadual acusando-os de terem feito o “L” e não saberem resolver a operação matemática de 4×4. O prefeito inclusive chegou a dizer que foto tirada do governador Mauro Mendes (União) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e alunos da rede pública “expôs” mais os estudantes que a publicação da “polêmica do L”. 

Algumas autoridades e entidades, como a Defensoria Pública de Mato Grosso, se manifestaram e afirmam que o prefeito expôs os adolescentes a uma situação vexatória ao divugar o vídeo com os estudantes. Contudo, o prefeito se defendeu nesta terça-feira (19) durante entrevista ao afirmar que não mostrou no rosto de nenhum aluno e que por isso não houve exposição.
No entanto, Abilio afirmou que a situação de exposição ocorreu de fato na foto tirada com estudantes do Liceu Cuiabano durante a visita do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso à instituição nesta segunda-feira (18).
O ministro Luís Roberto Barroso lançou o projeto “Diálogos com as Juventudes” na Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá. O evento visa aproximar o Poder Judiciário dos jovens. Além do ministro, o evento contou com a participação do Mauro Mendes (UNIÃO), do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), José Zuquim, e do secretário estadual de Educação, Alan Porto, entre outras autoridades.
De acordo com o prefeito, na foto geral que o ministro, o governo e outras autoridades tiraram com todos os jovens, alguns estudantes fizeram supostamente “sinais de facção”.
“Será que isso não é a exposição das nossas crianças? Pensa bem, qual é a maior exposição? A criança que está mostrando não saber responder [quanto é 4×4], ou a criança que está com a foto do ministro, com o governador, Tribunal de Justiça, o secretário de Educação e todo mundo dos Power Rangers ali na frente, e não conseguindo respeitar o ambiente e o local, fazendo sinal de facção criminosa lá no fundo”, disse o prefeito. 
Ele disse que conversou com o secretário de estado de Educação, Alan Porto, sobre o assunto, e defendeu que o problema de má qualidade na educação é tanto do município quanto do estado. 
“A qualidade de ensino está muito baixa e não é só culpa do Estado, isso eu deixei claro para ele [Alan Porto]. Eu falei, ‘olha, a criança que hoje está lá no 9º ano, no 1º ano do Ensino Médio, essa criança estava onde há 5 anos? Ela estava na rede municipal, onde ela devia ter aprendido 4×4, onde ela devia ter aprendido o básico da multiplicação, da subtração, da adição, da divisão, onde ela deveria ter aprendido o básico da língua portuguesa”. 
Na mesma entrevista, o prefeito de Cuiabá declarou que a posição de Mato Grosso entre os 8 melhores estados do Brasil na educação demonstra, na verdade, a precariedade do ensino em todo o país, e não um sucesso do estado.
“Se você for observar hoje, a nossa educação, no nível Estado e município, está de péssima qualidade. E muitas das vezes alguém vai falar, ‘mas nós estamos em 8º lugar no nível Brasil’. Você vê como o Brasil está ruim também. Porque se o nosso não sabe 4×4, imagina o resto do país”, disse na Câmara Municipal.   
O oitavo lugar a qual o prefeito se refere é com relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 que atestou a melhoria no desempenho do Ensino Médio nas escolas públicas de Mato Grosso, que tiveram o segundo maior avanço de todo o país e ocupam a 8ª posição no ranking nacional.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.