Poucas séries se comparam a . Criada por e , a produção nasceu da intersecção da experiência jornalística do primeiro com a trajetória policial do segundo, e acabou se tornando um retrato singular de uma cidade marcada por luzes e sombras. Ao longo de suas cinco temporadas, a série foi muito mais do que : ela se apresentou como uma radiografia social dos Estados Unidos e de como a chamada “guerra às drogas” transformou as ruas em um verdadeiro campo de batalha.
Após a aclamação de , da qual Simon também é roteirista, The Wire levou a ideia de mesclar a linha um passo adiante. Criminosos reais inspiraram personagens como Avon Barksdale, e alguns deles até participaram da série. Um caso paradigmático, por exemplo, é o de Felicia “Snoop” Pearson, que passou de secundária a figura icônica, trazendo uma autenticidade difícil de igualar.
Mas nem todos sabem que, antes dessa obra-prima, houve outra produção que pode servir de introdução à série. Uma espécie de semente: .

HBO
Antes de cobrir toda Baltimore, Simon e Burns se concentraram em um canto específico da cidade. Baseada no livro de não ficção The Corner: A Year in the Life of a Slum, a minissérie da HBO conta a história em seis partes de DeAndre “Black” McCullough (), um garoto de 15 anos envolvido no tráfico de drogas, e a luta de seus pais contra o vício.
Ao contrário do mosaico de elenco de The Wire, esta produção teve um foco muito mais intimista, usando a família como um espelho dos problemas estruturais que sufocavam a cidade. E para dar vida a isso, Simon recorreu a rostos antigos de Homicide – e, no processo, trouxe alguns dos atores que mais tarde se tornariam pilares centrais de The Wire, como , , e outros.
O contraste mais marcante veio de , que mais tarde interpretaria o meticuloso detetive Lester Freamon, mas aqui interpretou um viciado chamado Fat Curt.
A presença desses artistas criou uma ponte entre as duas produções, lembrando aos espectadores que qualquer um pode cair no ciclo da pobreza e da marginalização. Embora nunca tenha de sua sucessora, The Corner foi o experimento que permitiu à HBO e a Simon dar o próximo passo. Sem ela, provavelmente nunca teríamos The Wire.
Fonte: adorocinema