Sophia @princesinhamt
Tecnologia

A menina que inspirou a criação de um NPC para o Guild Wars 2

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os jogos eletrônicos costumam ser encarados pelas pessoas como meros passatempos, uma maneira de nos descolarmos da realidade enquanto nos divertimos em seus mundos virtuais. Porém, em breve o Guild Wars 2 servirá também para ajudar crianças que se encontram em tratamento em hospitais nos Estados Unidos.

A maneira como o MMO da ArenaNet fará isso será novamente participando do Extra Life Game Day, evento que acontecerá no dia 4 de novembro e cujo objetivo é ajudar os hospitais que fazem parte do Children’s Miracle Network. Criada em 1983, essa rede de apoio arrecada doações para ajudar as famílias dos pacientes a pagarem pelos seus tratamentos, sendo que por lá, uma em cada dez crianças são tratadas em um desses hospitais.

Entre as campanhas realizadas pela CMN está a nomeação anual de “Campeões”, crianças que se tornaram exemplos de como esses hospitais podem salvar vidas e da importância da contribuição da sociedade. Então, para edição deste ano a ArenaNet decidiu transformar um desses embaixadores em um NPC para o Guild Wars 2 e a escolhida foi uma menina de apenas dez anos chamada April Arellano.

Quando tinha apenas 15 meses de vida, April ficou doente. Com muita dificuldade para respirar e uma febre de 40,5 °C, a bebê foi levada a um hospital local e lá foi diagnosticada com pneumonia. Como o caso era grave, ela acabou sendo transferida para o Children’s Health of Orange County (CHOC), que faz parte da rede Children’s Miracle.

Após ser avaliada por uma junta de médicos, eles descobriram que April estava em choque séptico, o que no caso de crianças tem uma taxa de fatalidade de 98%. Com o problema que depois foi diagnosticado como um distúrbio imunológico impedindo o seu sangue de alcançar as extremidades do corpo, a menina precisou ser transferida novamente, dessa vez para a unidade de queimados num hospital vizinho.

Foi lá que os médicos perceberam que a panturrilha direita da criança estava gangrenando e para evitar que a infecção se espalhasse, eles tomaram uma medida extrema: amputar a perna de April. Aquilo salvou a vida da garota, além é claro de todo o apoio dado pela rede que atua naqueles hospitais.

Hoje April passa seu tempo dançando, cantando, atuando no teatro e jogando videogame. Agora, graças a parceria da ArenaNet com o Extra Life Game Day, April poderá se orgulhar por fazer parte do fantástico mundo do Guild Wars 2.

Embora tenha evitado dar maiores detalhes sobre o NPC inspirado na menina e que será dublado pela talentosa Jennifer Hale, o designer de narrativa da desenvolvedora, Indigo Book, afirmou ter ficado encantado com a confiança de April. Segundo ele, a personagem será “resiliente, corajosa e cheia de charme”, mesmo assim, ela mal se compara a sua xará.

O que sabemos por enquanto é que no jogo, April, the Mesmer Wunderkind terá crescido nos arredores de Divinity’s Reach, na vila de Garenhoff. Ela será especialista em magias mentais, usando-as para confundir e desorientar os inimigos e pelo o que foi mostrando no pequeno trailer, aproveitando toda oportunidade para chacoalhar o esqueleto.

Com isso, a ArenaNet espera conseguir aproveitar o interesse das pessoas pelo seu MMO para divulgar a campanha da Children’s Miracle Network e considerando o que outros jogos já fizeram nesse sentido, é provável que o número de doações seja bem alto.

Por mais que as comunidades que se formam em torno de muito títulos online carreguem consigo a fama de serem extremamente tóxica, vez ou outra vemos os jogadores se unirem para fazer o bem. Foi assim que um grupo conseguiu arrecadar mais de US$ 100 mil para o St. Jude Children’s Research Hospital, que um poço dos desejos no RuneScape levou US$ 160 mil a instituições de caridade e até mesmo um museu holandês dedicado à Segunda Guerra Mundial pôde ter um fôlego durante a pandemia da COVID-19.

E no caso do Guild Wars 2 e a pequena April Arellano, acredito que o impacto vá muito além de apenas arrecadar alguns milhares de dólares — que obviamente serão muito bem-vindos. Ao adicionar um NPC inspirado na garota, a ArenaNet poderá motivar muitas crianças com certas enfermidades ou que superaram dificuldades. Ver aquele personagem saltitando por Tyria e interagindo com os jogadores tem um enorme potencial para servir como inspiração e por isso considero a iniciativa fantástica.

Para boa parte daqueles que encontrarem a April, the Mesmer Wunderkind enquanto estiverem jogando, ela não passará de mais um NPC com quem teremos contato. Porém, imagine a felicidade daquela criança ao ver que de alguma forma sua história acabou indo parar num jogo, no quão empolgada ela deve ter ficado ao contar a novidade para os amigos.

Já para o estúdio, essa colaboração pode até servir como uma forma de divulgação do Guild Wars 2, uma maneira de aproveitar uma boa ação para melhorar sua imagem com o público. Contudo, não vejo isso como um problema e sinceramente, não creio que o objetivo tenha sido esse. Mas desde que no fim do processo algumas pessoas sejam ajudadas, jamais serei contra as desenvolvedoras utilizarem suas obras com esse intuito.

Fonte: Game Rant

A menina que inspirou a criação de um NPC para o Guild Wars 2

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.