Carros & Motos

A importância vital da troca do fluido de freio da sua moto

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

Freio da moto “sumindo”? Entenda a importância vital da troca do fluído de freio

Sabia que o freio da sua moto pode ‘sumir’ e falhar? Entenda a importância da troca do fluído de freio e os riscos de não fazer

troca do fluído de freio da moto é um dos temas mais críticos e baratos da manutenção, mas que muitos motociclistas ainda ignoram. Esse componente é o verdadeiro “sangue” do sistema e, se estiver velho, pode causar uma falha catastrófica. Vem com o Garagem360 entender por que você não pode brincar com isso!

Por que a troca do fluído de freio da moto é tão importante?

Vamos direto ao ponto: o fluído de freio não é um “óleo” lubrificante, ele é um fluído hidráulico. Sua função é atuar como um meio incompressível que transfere a força que você aplica no manete (ou pedal) até os pistões da pinça de freio. São esses pistões que empurram as pastilhas contra o disco, fazendo a moto parar.

troca do fluído de freio da mototroca do fluído de freio da moto
Foto: Reprodução

 

Segundo o piloto e embaixador da Tirreno, Leandro Mello, essa é uma das manutenções mais baratas e, ironicamente, uma das mais vitais para a segurança. Sem um fluído em boas condições, essa transmissão de força falha.

A umidade que faz o freio ‘sumir’

O maior problema do fluído de freio tem um nome técnico: ele é higroscópico. Em português claro, isso significa que ele tem uma enorme capacidade de absorver a umidade do ar ao seu redor. Com o tempo, essa contaminação por água é inevitável.

E qual o problema disso? A água abaixa drasticamente o ponto de ebulição (a temperatura de fervura) do fluído. Um fluído novo, como um DOT 4, suporta mais de 220°C. Contaminado, esse limite pode cair para 140°C.

Em uma situação de uso intenso, como uma descida de serra, o freio esquenta muito. Se o fluído “ferver”, ele gera bolhas de vapor dentro da linha. Diferente do líquido (que não se comprime), o vapor (gás) é compressível.

O resultado é aterrorizante: você aperta o manete, ele vai até o fim sem resistência, e a moto simplesmente não freia. Ou seja, é o que os pilotos chamam de freio ‘sumir’ ou ficar ‘borrachudo’.

Sinais de que está na hora da troca

Seu freio dá avisos antes de uma falha total. Fique atento aos sinais de que o sistema pode estar comprometido e precisando de manutenção:

  • Manete ‘borrachudo’: você sente o manete esponjoso, sem aquela resposta firme e imediata ao ser pressionado.
  • Baixa eficiência: é preciso apertar o manete com muito mais força ou por um curso maior para que a moto comece a diminuir a velocidade.
  • Nível baixando: se o nível do fluído no reservatório está baixando (e suas pastilhas não estão gastas), você pode ter um vazamento.
  • Cor do fluído: se ao olhar no reservatório o líquido estiver muito escuro, turvo ou “sujo”, é um sinal claro de contaminação e desgaste.

Quando e como trocar?

A regra de ouro é sempre seguir o manual do fabricante da sua moto. Geralmente, a recomendação de troca varia de um a dois anos, independentemente da quilometragem.

troca do fluído de freio da mototroca do fluído de freio da moto
Foto: Reprodução

 

No entanto, o uso influencia. Se você pilota em locais muito úmidos (como litoral) ou exige muito dos freios, esse intervalo deve ser menor. Leandro Mello dá uma dica valiosa:

Sempre sugiro substituir a cada seis meses, principalmente quando se compra um veículo usado. É essencial trocar o óleo do motor e o fluído de freio logo de cara.”

Sobre o “como”, o aviso é direto: não faça em casa para economizar. Ao abrir a tampa do reservatório sem o equipamento correto, você contamina o fluído novo com a umidade do ar.

Além disso, a troca exige a “sangria” do sistema, um processo para remover todo o fluído antigo e qualquer bolha de ar, garantindo que apenas fluído novo e puro preencha as mangueiras. Leve a uma oficina especializada.

A manutenção preventiva é a maior aliada da sua segurança. Economizar na troca do fluído de freio é correr um risco desnecessário que pode custar muito caro.

Confessa aqui para a gente: quando foi a última vez que checou o fluído de freio da sua moto?


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.