Carros & Motos

A Evolução da Indústria Automobilística: O Futuro Totalmente Elétrico da Volvo

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Volvo: A indústria de carros será totalmente elétrica

O CEO da Volvo, Håkan Samuelsson, acredita que a indústria automotiva será totalmente elétrica em uma década. Entenda a nova estratégia da marca sueca e a visão de seu líder sobre a concorrência chinesa.

A indústria automotiva está em constante transformação, e a Volvo está se adaptando a um ritmo acelerado. Há quatro anos, a montadora sueca anunciou que se tornaria 100% elétrica até o final da década, mas agora ajustou sua meta para uma abordagem mais flexível.

A indústria de carros será totalmente elétrica, segundo o CEO da Volvo

Segundo o CEO Håkan Samuelsson, a empresa busca que veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in representem entre 90% e 100% de suas vendas até 2030. Apesar da mudança na meta, Samuelsson tem uma visão clara e otimista sobre o futuro da indústria: “A indústria será elétrica – não há como voltar atrás”.

Samuelsson acredita que, em cerca de 10 anos, todos os carros serão elétricos e terão um custo de produção mais baixo. Ele não vê problemas em cumprir o prazo da União Europeia de encerrar as vendas de novos carros a combustão interna até 2035, mas reconhece que a transição pode ser mais lenta em algumas regiões.

Fábrica da Volvo - Foto: DivulgaçãoFábrica da Volvo - Foto: Divulgação
Fábrica da Volvo – Foto: Divulgação

Para a Volvo, os híbridos plug-in, como o novo XC70, são vistos como uma ponte para a eletrificação total. A montadora continuará investindo em modelos 100% elétricos, como o recém-lançado ES90, mas a inclusão de híbridos permite uma adaptação mais gradual para o mercado e para os consumidores.

Mudança ou morte: a concorrência chinesa

A visão de Samuelsson é que a indústria automotiva precisará adotar uma mentalidade de “mudança ou morte” nos próximos anos.

Ele prevê que as empresas que se adaptarem sobreviverão, enquanto outras ficarão para trás. O CEO ainda alerta para a ascensão de “duas ou três marcas chinesas muito fortes” no mercado europeu, que forçarão as montadoras tradicionais a repensar suas estratégias.

Você concorda com a visão do CEO da Volvo de que a indústria automotiva será 100% elétrica em 10 anos? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia aqui: Volvo EX60, previsto para Janeiro, tem autonomia de 700 km


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.