Corrida da Autonomia: Chery revela bateria de estado sólido com potencial para 1.500 km
Chery revela protótipo de bateria de estado sólido de 600 Wh/kg, com potencial para 1.500 km de autonomia. Saiba mais sobre a segurança, o plano de implementação até 2027 e o desafio do custo que definirá o futuro da mobilidade elétrica.
A Chery Automobile surpreendeu o mercado global de veículos elétricos ao revelar seu primeiro módulo de bateria totalmente de estado sólido durante a Conferência Global de Inovação da empresa em Wuhu, no dia 18 de outubro de 2025. O protótipo desenvolvido internamente atinge uma densidade de energia impressionante de 600 Wh/kg, um dos maiores índices já anunciados por uma montadora chinesa.
Chery revela bateria de estado sólido com potencial para 1.500 km
O avanço é fruto do trabalho do Instituto de Pesquisa de Baterias de Estado Sólido da Chery, que utilizou um sistema de eletrólito sólido polimerizado in situ e um material catódico de manganês rico em lítio.
O destaque da tecnologia é a segurança. A Chery afirmou que a célula de estado sólido manteve sua potência e estabilidade mesmo após ser submetida a testes de abuso extremos, como penetração de pregos e danos causados por furadeiras, sem pegar fogo ou produzir fumaça.
Em termos de autonomia, o potencial é revolucionário:
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Autonomia Teórica: Veículos equipados com essa bateria poderiam, em tese, ultrapassar 1.500 km com uma única carga.
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Autonomia Realista: A autonomia real prevista pela empresa é de 1.300 km.
Acelerando a Produção e o Mercado Global
A Chery reafirmou seu cronograma ambicioso, planejando uma operação piloto em 2026 e uma implementação mais ampla em 2027. Se cumprido, esse prazo colocará a Chery à frente de rivais como BYD e CATL, que também visam a produção em pequena escala de baterias de estado sólido no mesmo ano.
O investimento pesado em P&D é reflexo do excelente momento financeiro da Chery, impulsionado por um forte desempenho em exportações (acima de 100 mil unidades por cinco meses consecutivos) e uma receita robusta. Após seu IPO em Hong Kong, 25% dos fundos foram estrategicamente alocados para tecnologias de ponta, evidenciando o foco no projeto de estado sólido.
A corrida pela bateria de estado sólido é global. A Toyota tem parcerias estratégicas para acelerar a produção de materiais catódicos, e grupos de pesquisa chineses, como o da Universidade Tsinghua, também demonstram protótipos promissores de alta densidade (604 Wh/kg) e resistência a altas temperaturas.
O Desafio do custo
Embora o avanço técnico seja um marco significativo para a indústria, o custo de produção ainda é o principal obstáculo. Atualmente, o preço de uma bateria totalmente de estado sólido é estimado em 2,8 vezes o valor de uma bateria de íons de lítio tradicional, principalmente devido aos materiais caros de sulfeto e aos baixos rendimentos de produção.
A estreia do módulo de 600 Wh/kg da Chery não apenas reforça a posição da China na tecnologia de baterias, mas, se for industrializada com sucesso e a um custo competitivo, poderá dobrar a autonomia típica atual dos veículos elétricos e redefinir o futuro da mobilidade de longo alcance.
Uma autonomia de 1.300 km seria suficiente para te fazer trocar seu carro a combustão por um elétrico? Comente se a bateria de estado sólido é o futuro que você espera!
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Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360