O primeiro finalista da Copa do Mundo FIFA Qatar-2022 sairá do confronto entre as duas últimas vice-campeãs mundiais.
Depois de a Croácia, derrotada pela França na decisão da Rússia-2018, bater o Brasil na disputa de pênaltis após empate por 1 a 1 em 120 minutos de futebol, a Argentina, que perdeu para a Alemanha no jogo do título de 2014, garantiu sua vaga nas semifinais ao fazer 2 a 1 sobre a Holanda.
A partida teve contornos dramáticos. A Argentina abriu dois gols de vantagem (um marcado por Nahuel Molina, após passe estupendo de Lionel Messi, e outro em pênalti convertido pelo camisa 10), mas acabou cedendo o empate no último minuto do tempo normal, em uma jogada ensaiada magistral executada pelos holandeses .
Na prorrogação, teve inúmeras chances de marcar, mas parou na barriga do zagueiro Virgil van Dijk, nas mãos do goleiro Andries Noppert e na trave. Sua sorte foi que, na hora dos pênaltis, brilhou a estrela de Emiliano Martínez. O goleiro argentino defendeu duas cobranças e foi o herói da classificação.
No quinto Mundial de sua carreira, Messi irá disputar sua segunda semifinal da competição de futebol mais importante do planeta (a primeira foi justamente oito anos atrás). Já a Argentina terminará a Copa entre as quatro melhores equipes do planeta pela sexta vez (foi campeã em 1978 e 1986 e vice em 1930, 1990 e 2014).
Croatas e argentinos irão duelar na terça-feira, em Lusail, por uma vaga na decisão do Qatar-2022. Os outros semifinalistas do torneio serão conhecidos neste sábado, após os confrontos Marrocos x Portugal e Inglaterra x França.
Momento-chave
Um dos momentos mais mágicos do Qatar-2022 aconteceu no minuto final do tempo normal. A Argentina vencia por 2 a 1, e a Holanda descolou uma falta na meia-lua. Quando todos imaginavam que Teun Koopmeiners arriscaria o chute direto (o que praticamente qualquer um nessa situação), o meia simplesmente rolou a bola para o meio da área e encontrou Weghorst em condições de bater a gol e levar uma disputa para a prorrogação. Uma jogada ensaiada com o selo Louis van Gaal de qualidade.
Número
A partida de hoje foi a 24ª da carreira de Messi em Mundiais. Ao entrar em campo contra a Holanda, o craque do Paris Saint-Germain se tornou o segundo jogador que mais desempenhou na história da competição. Se não sofrer nenhum problema físico nos próximos dias, ele irá igualar o recorde do alemão Lothar Matthäus na semifinal contra a Croácia.
Pela quarta vez na Copa-2022, a Argentina saiu de campo com a vitória. E, como em todas as oportunidades anteriores, o BUDWEISER PLAYER OF THE MATCH foi para as mãos de Messi . Contra a Holanda, o camisa 10 teve uma atuação passada. Deu uma assistência magistral, fez um gol no tempo e ainda converteu sua cobrança na disputa de pênaltis.
Fonte: Agência Esporte
Argentina e Croácia disputarão uma das semifinais da Copa do Mundo FIFA de 2022, no Qatar, em busca de uma vaga na grande decisão, onde enfrentarão o ganhador do jogo entre Marrocos e Francia. A Argentina conseguiu se classificar como primeira do Grupo C.
Nas oitavas superou a Austrália por 2 a 1, após uma grande atuação de Lionel Messi. Nas quartas, depois de uma partida com um placar mais trabalhoso do que o encontro em si, deixou pelo caminho a Holanda nos pênaltis, após um empate em 2 a 2.
Por sua vez, a Croácia passou como segunda do Grupo F. Nas oitavas de final eliminou o Japão nos pênaltis, depois de empatar em 1 a 1, com uma grande atuação do goleiro Dominik Livakovic. Nas quartas, o selecionado europeu derrotou o Brasil, grande favorito de muita gente, também nos pênaltis.
Data e horário
Terça-feira, 13 de dezembro, às 16h de Brasília (19h de Lisboa, 22h de Doha)
Local
Estádio Lusail
Notícias das equipes
Na Argentina, Ángel Di María é uma incógnita. O jogador da Juventus só esteve em campo alguns minutos contra a Holanda. Além dele, Marcos Acuña e Gonzalo Montiel receberam o segundo cartão amarelo na competição e não poderão participar do jogo.
Já a Croácia não tem jogadores suspensos, mas vem de disputar duas prorrogações. Por esse motivo, o técnico Zlatko Dalic esperará até o último momento para confirmar seus titulares.
Prováveis escalações
Argentina: Emiliano Martinez; Nahuel Molina, Cristian Romero, Nicolás Otamendi e Lisandro Martínez e Nicolás Tagliafico; Rodrigo De Paul, Enzo Fernández e Alexis Mac Allister; Julian Alvarez e Lionel Messi
Croácia: Dominik Livakovic: Josip Juranovic, Dejan Lovren, Josko Gvardiol e Borna Sosa; Luka Modric, Marcelo Brozovic e Mateo Kovacic; Mario Pasalic, Andrej Kramaric, e Ivan Perisic.
Histórico do confronto
Argentina e Croácia já se enfrentaram em cinco ocasiões. O retrospecto é muito equilibrado, com duas vitórias para cada uma e um empate. Em Copas do Mundo, as duas seleções se encararam duas vezes. Primeiro, uma vitória argentina por 1 a 0, com um gol de Mauricio Pineda na última rodada da fase de grupos da França-1998. Mais recentemente, na fase de grupos da Rússia-2018, foi a vez de um triunfo croata por 3 a 0, com gols de Ante Rebic, Luka Modric e Ivan Rakitic.
-
As duas seleções voltam a se enfrentar depois da vitória croata na fase de grupos da Rússia-2018.
-
Desse último jogo, restam 15 jogadores – sete na Argentina e oito no selecionado europeu.
-
A Argentina quer chegar à sua sexta final de Copa do Mundo.
-
A Croácia tentará alcançar a sua segunda decisão consecutiva.
O que eles disseram
“Estou muito feliz de que nós, [um país] com três milhões e meio de habitantes, estejamos nas semifinais pela segunda consecutiva. Não somos normais.” Zlatko Dalic, técnico da Croácia
“É um objetivo. Agora que estamos na chuva, é para nos molharmos. Gostaríamos de continuar em frente, com todo respeito que é preciso ter pela Croácia. Esperamos estar à altura.” Lionel Scaloni, técnico da Argentina
Fonte: Agência Esporte
Fonte: odocumento