Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Cerca de 65 toneladas de defensivos agrícolas proibidos são incineradas em Mato Grosso

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
em Cuiabá. A ação, determinada pela fiscalização federal, teve como objetivo retirar de circulação produtos com marca comercial falsificada, agroquímicos contrabandeados ou adulterados. Os agroquímicos foram apreendidos em Mato Grosso através de ações realizadas Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pela Polícia Militar (PM) e demais órgãos fiscalizadores do estado. Conforme a PRF, que auxiliou na preparação logístico e assessoramento operacional para descarga e inutilização do material, os produtos passaram por laudo e destinados para a destruição, após constatação de ilegalidade. "O processo de inutilização do produto é realizado em câmaras especiais, com temperaturas superiores a 800ºC, que controlam emissões atmosféricas e evitam contaminação do ar, dos solos e de mananciais. Em Mato Grosso, a inutilização é feita em parceria com a CropLife Brasil (CLB), empresa responsável por coordenar toda a logística da operação", explica a PRF. Apreensões em 2022 superam 180 toneladas Ainda de acordo com a PRF, ao longo de 2022 foram apreendidas por ela em torno de 183 toneladas de defensivos agrícolas ilegais em Mato Grosso. O volume causa apreendido causa um prejuízo superior a R$ 101 milhões ao crime organizado.

Aproximadamente 65 toneladas de defensivos agrícolas proibidos no Brasil foram incineradas em Cuiabá. A ação, determinada pela fiscalização federal, teve como objetivo retirar de circulação produtos com marca comercial falsificada, agroquímicos contrabandeados ou adulterados.

Os agroquímicos foram apreendidos em Mato Grosso através de ações realizadas Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pela Polícia Militar (PM) e demais órgãos fiscalizadores do estado.

+PRF e PF apreendem 685 kg de cocaína em carreta carregada com caroço de algodão

Conforme a PRF, que auxiliou na preparação logístico e assessoramento operacional para descarga e inutilização do material, os produtos passaram por laudo e destinados para a destruição, após constatação de ilegalidade.

“O processo de inutilização do produto é realizado em câmaras especiais, com temperaturas superiores a 800ºC, que controlam emissões atmosféricas e evitam contaminação do ar, dos solos e de mananciais. Em Mato Grosso, a inutilização é feita em parceria com a CropLife Brasil (CLB), empresa responsável por coordenar toda a logística da operação”, explica a PRF.

+Operação da PRF apreende mais de 4 mil litros de paraquat em Tangará da Serra

Apreensões em 2022 superam 180 toneladas

Ainda de acordo com a PRF, ao longo de 2022 foram apreendidas por ela em torno de 183 toneladas de defensivos agrícolas ilegais em Mato Grosso. O volume causa apreendido causa um prejuízo superior a R$ 101 milhões ao crime organizado.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.